Preto
História de uma cor
de Michel Pastoureau; Tradução: José Alfaro
Sobre
o Livro
Sinopse
Há algo na cor preta que a distingue das restantes. Cor das trevas e da morte, é também conotada como símbolo de dignidade e autoridade. A sua simbologia ambivalente acompanha as evoluções culturais da Europa, seduzindo piratas, monges, artistas, costureiros e fascistas.
Associado ao pecado e ao inferno pelo cristianismo, o preto perde o estatuto de cor no início da modernidade, com as experiências de Newton e a invenção da imprensa. Sobrevive por via do exotismo, no culto romântico da melancolia, contagiando poetas e dandys, até triunfar magistralmente nas artes do século XX e se converter na cor por excelência da elegância e da modernidade.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Preto
ISBN
9789898327406
Editor:
Orfeu Negro
Idioma:
Português
Dimensões:
121 x 179 x 17 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
320
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Arte
> Estilos e Influências
Livros em Português > Arte > História da Arte
Livros em Português > Arte > Pintura
Livros em Português > Arte > História da Arte
Livros em Português > Arte > Pintura
É de louvar o trabalho exímio levado a cabo por Michel Pastoureau. O campo das cores é extremamente complexo e exigente, mas neste livro são apresentados os vários papeis que a cor 'preto' possuiu ao longo da sua história. Curiosa para ler as histórias das restantes cores!
É um livro muito bom. Bonito por fora. Que grande trabalho o da editora! E muito interesante no conteúdo.
O Preto já foi o mal, o elegante, romântico, rebelde, real, exótico, fértil, pagão, moderno. Neste livro, Pastoureau traça a história cultural da cor preta no mundo ocidental, com exemplos de política, da sociedade e das artes. Trabalho gráfico simples mas excepcional a que a Orfeu Negro já nos habituou.