10% de desconto

Prantos, amores e outros desvarios

de Teolinda Gersão
Livro eBook
Editor: Porto Editora, outubro de 2016 ‧
15,50€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
A morte de um homem amado; o pranto de uma mulher que falha uma promessa e se julga castigada; uma mãe, uma filha e o cheiro venenoso das acácias; uma mulher que se extravia dentro dos seus sonhos; aquele elevador com alguém preso lá dentro; o futebol, implacável jogo bravo; setenta e cinco rosas cor de salmão, seguras por um laço de seda e embrulhadas em papel de prata; solidariedade machista, conselhos de um velho a um rapaz; uma água-marinha que traz uma mensagem; não cobiçar as coisas alheias; uma teia de enredos, e a Alice que caiu num buraco do qual dificilmente conseguirá sair.
Catorze contos extraordinários, de uma das autoras mais consagradas e inquietantes da literatura actual, que nunca deixa de nos surpreender com a acutilância e profundidade da sua escrita.

Selecionado na lista de melhores livros de 2016 do jornal “Expresso”

Expresso

«A escrita de Teolinda Gersão traz luz à nossa escuridão, mesmo que a loucura espreite a cada momento. O primeiro conto desta coletânea, “Pranto e Riso da Noiva Assassina” é uma magnífica tirada a uma condição universal que é o amor entre dois seres humanos, seguida pela humilhação da rejeição, a raiva íntima sentida num momento de uma vida tornada para sempre numa comédia posterior, o que mais nos move e comove enterrado inevitavelmente na sucessão de relacionamentos abertos ou escondidos, ou na aceitação da solidão e saudade. A morte de que aqui se fala “acontece” com um realismo quase assustador, mas apenas num estado onírico.»

Vamberto Freitas, Jornal i

Prantos, Amores e Outros Desvarios percorre com destreza o espectro vasto do quotidiano. Do mais conturbado ao mais aparentemente plácido, a escrita de Teolinda Gersão capta o pulsar distinto da vida como se de um batimento comum se tratasse.

Público (4 ****)

Prantos, amores e outros desvarios

de Teolinda Gersão

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-04863-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: outubro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 978972004863910
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Excelente livro de contos

Ana

Foi o meu primeiro contacto com a escrita da autora e já quero ler mais. Um nome importante da literatura contemporânea portuguesa, exímia contista.

Podem vir mais assim

FT

Já há bastante tempo que não lia nada da Teolinda Gersão. Gostei imenso deste. Trata-se de contos muitíssimo bem escritos, com uma imaginação transbordante. O resultado é que acabei de encomendar o penúltimo livro da autora.

SOBRE O AUTOR

Teolinda Gersão

Teolinda Gersão é uma das mais importantes escritoras contemporâneas em Portugal e autora de uma extensa obra de romances e contos. Recebeu os mais prestigiados prémios literários nacionais e a sua obra dá voz às mulheres, confronta o colonialismo, o racismo e a ditadura e afirma o valor da arte, imaginação e vida interior. Está traduzida em vinte países e tem obras adaptadas para teatro e cinema, em Portugal, Alemanha e Roménia. Muitos dos seus contos estão incluídos em antologias internacionais. «Um Casaco de Raposa Vermelha», narrado por Kathleen Chalfant, esteve durante vários anos no espectáculo Celebrating the Short Story no Symphony Space, em Nova Iorque. Adaptado para a rádio por Mike Walker, foi transmitido pela BBC e pela New York Public Radio.

Estudou em Coimbra, Tübingen e Berlim. Foi professora catedrática de Literatura Alemã e Literatura Comparada na UNL em Lisboa. Foi escritora residente na Universidade da Califórnia, Berkeley. Desde 1995, dedica-se exclusivamente à escrita. O seu livro mais recente é Autobiografia não escrita de Martha Freud (2024), vencedor do Grande Prémio de Romance da APE e do Prémio Urbano Tavares Rodrigues (2025). Vive e trabalha em Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU