Pra Cima de Puta
de Cristina Ferreira
Sobre
o LivroUm livro com conteúdo chocante, um debate imprescindível.
Na Internet e nas redes sociais, a maldade grassa, o fel destila. Assusta-me perceber que há gente que se alimenta disso, que julga e agride os outros com facilidade e sem pudor.
Este livro é sobre a violência e sobre a necessidade urgente de mudar. Com ele, pretendo confrontar-nos com a impunidade das agressões que, nas redes sociais, se dirigem não interessa a quem ou com que consequências.
Muitos considerarão que este título e o que aqui mostro constituem mais uma provocação. É verdade, este livro é uma provocação, uma chamada de atenção. Mas é também um testemunho que acredito que posso deixar. É uma parte da História e da história das pessoas que, impunemente, optam por agredir. Esta maledicência, esta imensa maldade, num mundo que precisa tanto do oposto, surge porquê? O que leva o ser humano a escrever este tipo de comentários? Um dia, daqui a muito tempo, alguém pegará neste livro e conseguirá entender como eram as redes sociais nesta década do século XXI. Talvez encontre algumas pistas.
O que aqui mostro pretende ser uma abertura de caminho para uma análise sociológica que é preciso fazer. Não é para terem pena de mim ou da minha família. É para percebermos que mulheres e homens atacam ferozmente. Na maioria das vezes, sem conhecimento de causa, por inveja pura e simples ou por qualquer outro sentimento que os especialistas saberão identificar melhor do que eu.
Quero que este debate se faça. Sou uma profissional da área da comunicação e chego a muita gente. Quero usar essa influência para tentar criar reflexão e discussão em torno de algo que não me afeta só a mim, de algo que me parece que faz de nós, enquanto sociedade, gente menor do que poderíamos ser.
Cristina Ferreira faz das pedras do caminho um castelo como ninguém. Estas pedras que lhe atiram nas redes sociais, os insultos, impropérios, acusações vingativas e invejosas, ela colhe e guarda. E depois publica um livro que pretende chamar à atenção para a violência verbal nas redes sociais e lançar a discussao sobre até onde vão (ou deviam ir) os limites daquilo que dizemos aos outros escondidos atrás de um ecrã.
Livro que retrata uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade...
Já me tinha apercebido deste fenómeno nas redes sociais, de comentários maldosos, de ódio, de quem não tem mais nada que fazer mas realmente ver tudo compacto em livro parece ainda pior. Que sirva de abre olhos para quem o faz mas temo que infelizmente nem toda a gente tenha essa noção .
Este livro mostra a realidade da vida fora dos ecrãs, as palavras magoam e temos todos de ser sensíveis a isso. Demorei apenas 2 horas a ler o livro, fiquei chocada com o tipo de comentários que li
Não é um livro de literatura nem de auto biografia, lê-se em 2h. É desconcertante é chocante. Vale pelos comentários dos especialistas sobre esta realidade de uma sociedade psicopata atrás de um ecrã e com acesso as redes sociais para destilar ódio e frustrações.
Comprei este livro porque admiro o trabalho da Cristina à imenso tempo e não estava nada à espera do conteúdo dele. Mostra-nos, de facto, o que é ser vítima de pessoas cruéis, e o quão tóxico as redes sociais podem ser. Deixou-me completamente chocada e extremamente triste ver até que ponto o ódio e a raiva das pessoas as transforma numa espécie de "monstro virtual", sempre à procura de uma oportunidade para deitar alguém abaixo. Sem dúvida que foi uma leitura fora do normal.
Adorei o livro esta escrito duma forma bastante clara e aberta .
Nunca imaginei que o ser humano pudesse descer tão baixo para humilhar o seu próximo.Sinto-me triste de a nossa humanidade não evoluir em pleno século 21
Mostra a realidade da vida fora dos ecrãs. Aconselho a ler.
Mais um livro com uma história de vida...uma vida longe das luzes...dos holofotes...das câmeras...a história que ninguém conhece e que magoa...
Li num só dia. Um livro que todas as pessoas deveriam ler.
Bullying virtual. Inveja. Má língua. Maldade. Machismo. Mulheres que rebaixam mulheres. Tudo isto por trás de um ecrã. Obrigada Cristina, por trazer ao de cima um assunto super importante e urgente nos dias de hoje. Espero que algo possa ser feito.
Mais uma vez, a Cristina está de parabéns ¿¿ Grande Cristina! Sempre a chamar à baila tudo o que realmente importa!
A violência de comentários nas redes sociais é um tema que merece deve abordado publicamente. Isto não acontece só nas páginas das celebridades, os nossos filhos estão também a sofrer com comentários e é importante saber como os ajudar. As palavras magoam e temos todos de ser sensíveis a isso. Obrigada Cristina se expor e por nos alertar para este problema