Poesia e Arte. A Arte da Poesia

Homenagem a Manuel Gusmão

de Helena Carvalhão Buescu

editor: Editorial Caminho
Poesia e Arte. A Arte da Poesia - Homenagem a Manuel Gusmão não pretende espelhar as inúmeras facetas do génio e actividades de Manuel Gusmão, tão empenhado e brilhante como professor quanto como escritor ou cidadão, incidindo antes de mais a escolha sobre aquela das suas paixões que lhe é mais essencial, e que, integrando-as todas, as substime e as transcende: a poesia. Paixão criativa e paixão pedagógica, paixão crítica e paixão política, paixão artistica e paixão vital. A poesia como «razão ardente». Esta obra conta com a participação de 27 prestigiados ensaístas, professores universitários, escritores, poetas, com ensaios «Sobre Manuel Gusmão», «Acto de poesia» e «A arte da poesia».

Poesia e Arte. A Arte da Poesia

Homenagem a Manuel Gusmão

de Helena Carvalhão Buescu

ISBN: 9789722119573
Editor: Editorial Caminho
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 229 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 420
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789722119573
e e e e e

Livro essencial

Emanuel Guerreiro

Dividido em três partes, esta colectânea de ensaios dedicados à POESIA é um livro essencial para quem faz desta temática o seu campo de interesse, criação, crítica ou leitura. A primeira parte é dedicada à obra do professor, crítico e poeta Manuel Gusmão. A breve segunda parte ao Acto de Poesia; a terceira, colige vários ensaios de reputados professores universitários sobre a Arte da Poesia. Este livro deveria constar em todas as bibliografias de estudos literários para estudantes universitários.

Helena Carvalhão Buescu

Helena Carvalhão Buescu é professora na Faculdade de Letras de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Literatura Comparada e Literatura Portuguesa. As suas áreas de interesse abrangem sobretudo os séculos XIX e XX e ainda a problemática teórica da literatura. Colabora regularmente com Universidades estrangeiras (Europa, Estados Unidos, Brasil), onde tem sido professora ou investigadora.
Publicou anteriormente um livro de poesia, «De Onde Nascem os Rios» (1998).
Algumas das suas publicações incluem: «Incidências do Olhar» (1990); «A Lua, a Literatura e o Mundo» (1995); «Dicionário do Romantismo Literário Português» (coord., 1997); «Em Busca do Autor Perdido» (1998); «Chiaroscuro. Modernidade e Literatura» (Campo das Letras, 2001 - Prémio Jacinto Prado Coelho 2001, atribuído pelo Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, a ensaios literários); «O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente» (2005), «Cristalizações. Fronteiras da Modernidade» (2005) e «Cesário Verde - Visões de artista» (organização em coautoria, Campo das Letras, 2007).
É membro da Academia Europaea.

(ver mais)
Chiado Books
14,00€ 10% CARTÃO
Landy
13,25€ 10% CARTÃO