20% de desconto

Poder e Iconografia no Antigo Egipto

de José das Candeias Sales

editor: Livros Horizonte, junho de 2008
VENDA O SEU LIVRO i
Neste livro, o Prof. Doutor José das Candeias Sales, egiptólogo da Universidade Aberta, reflecte directamente sobre o poder e a iconografia no antigo Egipto, dois vectores estruturantes do modus vivendi político desta civilização.
Independentemente das formas que manifesta, dos domínios sobre que incide e das funções que preenche, há em todas as sociedades um considerável impulso para o poder. Anterior à própria obtenção do poder ou, uma vez alcançado, concomitante com o seu exercício, o desejo de poder sustenta um conjunto de práticas directamente preocupadas com a sua obtenção, manutenção e transmissão.
Numa sociedade como a do antigo Egipto, o impulso do poder é particularmente notório nas elites, designadamente na poderosa e quase sempre omnipresente instituição real. A realeza egípcia de todas as épocas procurou sempre influenciar a sociedade no sentido de garantir a sua supremacia, para o que desenvolveu e aplicou ao longo dos séculos uma tipologia mais ou menos rígida de práticas e ritos para alcançar esse pretendido efeito.
Na época dos Ptolomeus, as suas representações, as suas pinturas e os seus baixos-relevos pretenderam, de igual forma, impor concepções e práticas de poder. Utilizando um vocabulário artístico-iconográfico milenar, os Ptolomeus reivindicaram o antigo prestígio da noção de faraó através de atitudes político-ideológicas de total identificação e assunção dos dogmas, rituais e emblemas egípcios mais ortodoxos. A sua iconografia carrega uma indisfarçável carga ideológica e propagandística.

Poder e Iconografia no Antigo Egipto

de José das Candeias Sales

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722415712
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: junho de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 240 x 11 mm
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > Arqueologia Livros em Português > História > História Antiga
EAN: 9789722415712
José das Candeias Sales

José das Candeias Sales nasceu, em 1962, em Peroguarda (Ferreira do Alentejo, Beja).
Pró-Reitor da Universidade Aberta para a área da Aprendizagem ao Longo da Vida, é Professor Auxiliar com Agregação na mesma Universidade na área de História Antiga (Departamento de Ciências Sociais e de Gestão).
Licenciado em História (1985) e Mestre em História das Civilizações Pré-Clássicas – variante de Egiptologia (1993) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se no ramo de História, especialidade de História Antiga, na Universidade Aberta (2002), onde leciona as unidades curriculares de História das Civilizações Pré-Clássicas, História das Civilizações Clássicas, Cultura e Mitologia da Antiguidade e Religiões Helenísticas (1º ciclo).
Colabora também no Mestrado de História – variante: Egiptologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, lecionando os seminários de Religião Egípcia (1º semestre) e Arte Egípcia (2º semestre).
É Investigador integrado da linha de investigação «História Antiga & Memória Global» do Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL) e investigador associado no Grupo de Investigação «Antiguidade e as suas perceções» do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
As principais áreas de investigação a que se tem dedicado incluem mitologia, religião e religiosidade dos antigos Egípcios (História Cultural e das Mentalidades), ideologia, propaganda e legitimação do poder no Egipto faraónico (História Política), urbanismo, arquitetura e recuperação patrimonial do Egipto antigo (História da Arte).
Como especialista em Egiptologia, tem realizado várias traduções e/ ou revisões científicas de materiais de vários tipos (livros e guiões de DVDs, nomeadamente) sobre Egiptologia ou História antiga, proferido várias conferências, em Portugal e no estrangeiro, e orientado, por todo o país, vários cursos e ações de formação sobre o antigo Egipto. Desde 2000, tem também anualmente acompanhado e orientado cientificamente no Egipto várias visitas de estudo a lugares de interesse histórico-cultural relacionados com a antiga civilização faraónica.
Publicou diversos artigos e recensões críticas em Portugal e no estrangeiro, sendo de destacar entre os seus livros e manuais A ideologia real acádica e egípcia. Representações do poder político pré-clássico (tese de mestrado, Lisboa, Editorial Estampa, 1997), As divindades egípcias. Uma chave para a compreensão do Egipto antigo (Lisboa, Editorial Estampa, 1999), A arte egípcia. Uma arte para a eternidade (Lisboa, Universidade Aberta, 2000), Ideologia e propaganda real no Egipto Ptolomaico (305-30 a.C.) (tese de doutoramento, Lisboa, Calouste Gulbenkian, 2005), Estudos de Egiptologia - Temáticas e Problemáticas (Lisboa, Livros Horizonte, 2007) e Poder e Iconografia no Egipto antigo (Lisboa, Livros Horizonte, 2008). Colaborou com 128 verbetes no Dicionário do Antigo Egipto (direção de Luís Manuel de Araújo), publicado pela Editorial Caminho, em 2001.

(ver mais)
A Vida no Antigo Egipto

A Vida no Antigo Egipto

Envio até 5 dias úteis
20%
Publicações Europa-América
6,80€ 8,50€
portes grátis