SINOPSE
Os trabalhos de Piaget revolucionaram, ao seu tempo, tudo o que se sabia acerca da criança, particularmente no domínio do desenvolvimento da inteligência.
Posteriormente, os investigadores que prosseguiram trabalho nesta área tiveram oportunidade de avaliar a validade e os limites das teorias piagetianas. Pelo que é pertinente fazer um balanço actualizado sobre estes trabalhos, mesmo se dificilmente algum deles atinge a pertinência e a dimensão da perspectiva de Piaget.
Esta obra de David Cohen tem por objectivo elaborar de forma muito atenta essa mesma actualização, reforçando assim a sua perspectiva crítica.
Na realidade, os trabalhos anglo-saxónicos e alguns de língua francesa recentemente, dos últimos anos, permitem observar melhor aquilo que nas condições experimentais e nos pressupostos adoptados pelo psicólogo suíço puderam limitar, em certos casos, a projecção das suas descobertas. É ainda apaixonante constatar que as capacidades parcelares das crianças, nos diversos estádios do seu desenvolvimento, parecem ser bastante superiores àquelas que o próprio Piaget lhes atribuía.
As conclusões a que Cohen chega interessarão sobretudo a todos aqueles que procuram compreender melhor a realidade complexa das crianças. Esta é uma obra dedicada especialmente a professores e educadores que saberão apreciar as consequências pedagógicas da relativização dos estádios de desenvolvimento, sem perder de vista a perspectiva epigenética de Piaget.
DETALHES
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789727711628 |
Editor: | Instituto Piaget |
Data de Lançamento: | junho de 1999 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 159 x 233 x 15 mm |
Páginas: | 242 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia |
EAN: | 9789727711628 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
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