Percursos de Vida Desportiva
de A. Martins de Carvalho
Sobre
o LivroEducar consiste numa tarefa que se pretende exaustiva e determinada. Simultaneamente, é função humanista e de rigor no respeito pelo cidadão e pela sociedade.
Muitas são as fases deste complexo percurso, pressupondo o desempenho responsável do educador. Educar pelo desporto, embora o campo seja mais circunscrito, é um compromisso pautado pelos mesmos princípios.
Consciente da importância do desporto e da vulnerabilidade à exposição de mensagens com géneses em fontes muito diversas e nem sempre educativas, o autor de Percursos de Vida Desportiva dirige-se principalmente aos pais, educadores e treinadores. Com esta estratégica situação, o jovem, numa relação privilegiada com estes agentes, neles deposita confiança e empatia. Assim, muito da sua personalidade ficará dependente do correcto conteúdo pedagógico.
Este livro, agora apresentado por Artur Manuel Martins de Carvalho, é mais uma ajuda para enfatizar o apreço que um ser humano em formação nos merece. E o autor consegue-o, estruturando a exposição e ajustando a caracterização da educação desportiva e dos seus estádios evolutivos, englobando-os na terminologia mais vasta da “vida desportiva”. Ao fazê-lo, era evidente que teria de se deter na educação, na motricidade, na psicologia e na sociologia...
Fê-lo abordando alguns “traços” de motivação, de personalidade e de ansiedade, os quais, numa percentagem acentuada, são muitas vezes esquecidos, quer na exigência de resultados desportivos quer nas idades em que os sucessos competitivos são o menos importante.
Atento a estes problemas – que não são tão dogmáticos como se poderia pensar, porque o educando, para além de humano, é um ser com características ímpares, resultante de dados genéticos e de outros factores exógenos que vão moldando o receptor no seu comportamento nem sempre previsível –, o autor envereda nesta obra através de dois circuitos distintos. Um por pesquisas aturadas, ilações conclusivas ou reflexivas. O outro empreendido por meios e estudos próprios de consulta directa a grupos de estudo, com extrapolações também elas fazendo apelo à participação do leitor.
Nesta encruzilhada constante, Artur Martins de Carvalho arrisca algumas vias de orientação para um melhor enquadramento dos educadores com os educandos. O conteúdo e a comunicabilidade da sua exposição garantem-nos, mesmo, novas etapas no futuro, recorrendo a bases documentais credíveis, bem como a pesquisas experimentais de empenhamento pessoal – ambição de quem pretende ultrapassar barreiras no(s) domínio(s) da Educação e do Desporto.
É um livro para ler... e reler.
Rui Costa (Pai, educador e treinador, é membro do Conselho Directivo da Academia Olímpica de Portugal/Comité Olímpico de Portugal. Foi delegado da Direcção-Geral dos Desportos e, enquanto técnico da DGD, coordena o atletismo na região das Beiras)