Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social
de Ricardo Vieira, Pedro Silva, José Marques, Ana Vieira e Cristóvão Margarido
Sobre
o LivroOrganizadores: Ricardo Vieira, José Marques, Pedro Silva, Ana Vieira e Cristóvão Margarido.
Este livro resulta da compilação de alguns textos escritos na continuidade de comunicações apresentadas no Ciclo de Conferências de Mediação e Intervenção Social, iniciado em 2014, e organizado pelo Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social (MIIS), Licenciatura de Serviço Social, Curso de Especialização Tecnológica em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária e Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como de textos escritos pelos docentes do MMIIS, que mostram a sua investigação na área e disponibilizam, assim, recursos pedagógicos próprios para os estudantes. Os textos que se seguem prendem-se, justamente, com a investigação que, paralelamente, fomos fazendo na área das migrações, educação intercultural, mediação intercultural e sociopedagógica, pedagogia social e educação social, serviço social e identidades profissionais, assim como com a investigação dos convidados nacionais e internacionais que muito nos honram em juntar à nossa pesquisa as suas reflexões e investigações sobre Pedagogia Social (José António Caride), Educação Intercultural e Mediação Sociopedagógica (Américo Peres), Indisciplina e Bullying na escola (João Amado e Cristina Vieira) e Acolhimento Familiar (Paulo Delgado).
Os Organizadores:
Ricardo Vieira é mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL, doutor em Antropologia Social, pós-doutor em Serviço Social e agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui Grácio, prémio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE. É, atualmente, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre identidades pessoais, sociais e profissionais, histórias de vida e interculturalidade, mediação intercultural, pedagogia social, intervenção social e gerontologia social, matérias sobre as quais tem vários textos e livros publicados em Portugal e no Estrangeiro. Trabalhou em Portugal com Raul Iturra, e em França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique Saint Martin e Marie Elisabeth Handman. É, ainda, membro da RESMI - Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural.
José Marques, doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e agregado em Sociologia pela Universidade Nova. Professor- Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) e Investigador do CICS.NOVA.IPLeiria. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a emigração portuguesa contemporânea, a imigração em Portugal, em especial a resultante dos fluxos migratórios registados no final dos anos 90 e inícios século XXI, as políticas de imigração portuguesa, a migração qualificada e o processo de integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.
Pedro Silva, sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC consti- tuem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE), Mestre em Análise Social da Educação (Boston University) e Doutor em Ciências da Educação (FPCE-UP), é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do CIIE-FPCE-UP e do CICS.NOVA.IPLeiria.
Ana Vieira é mestre em Ciências da Educação - História e Problemas Atuais da Educação e Doutora em Ciências da Educação, na área da Educação Social e Mediação Sociopedagógica. É, atualmente, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e Investigadora Integrada do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre Educação Social, Pedagogia Social, Mediação Intercultural, Mediação Sociopedagógica, Mediação Sociocultural, Trabalho Social e Indisciplina, áreas onde tem publicado em livros, revistas nacionais e estrangeiras, e onde tem desenvolvido comunicações que tem apresentado em congressos nacionais e internacionais. Trabalhou em Portugal com Américo Peres, Professor Agregado da UTAD, e em Espanha com José António Caride, professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela. É, ainda, membro da RESMI - Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural.
Cristóvão Margarido é assistente social, mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais e doutor em Serviço Social pela Universidade Católica. Atualmente é Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria e desempenha funções como Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria, onde coordena a Licenciatura em Serviço Social. A sua investigação tem incidido em áreas diversas como a reinserção socioprofissional de toxicodependentes, as identidades profissio- nais, e a formação em Serviço Social.