Identidades Pessoais

Interacções, Campos de Possibilidade e Metamorfoses Culturais

de Ricardo Vieira

editor: Edições Colibri
Identidades Pessoais: Interacções, Campos de Possibilidades e Metamorfoses Culturais recobre a questão da reconstrução das identidades individuais no trabalho entre as condições sociais objectivas e o que cada pessoa, subjectivamente, faz com elas, em termos de autoconstrução. A complexidade da questão remete para a ideia de caleidoscópio cultural em que semelhantes condições sociais vividas por diferentes sujeitos podem produzir identidades diferenciadas.
O título pretende também recobrir a ideia de que, na história de vida de uma pessoa, o sujeito vive entre várias esferas e contextos sócio-culturais, sendo que a sua identidade, complexa e pluricultural, em cada contexto, acaba por ser resultado de uma metamorfose cultural, uma nova dimensão, auto e hetero-construída entre o contexto de partida e o de chegada, num dado momento.

Identidades Pessoais

Interacções, Campos de Possibilidade e Metamorfoses Culturais

de Ricardo Vieira

ISBN: 9789727729319
Editor: Edições Colibri
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 207 x 6 mm
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789727729319
e e e e e

Identidades Pessoais

C. Santos

Que livro bom e útil, tal como tudo o que o autor tem vindo a fazer pela área social e cultural em Portugal, que se complementam, entre outras. Parabéns, por tudo.

e e e e E

comentário do livro Identidades Pessoais

marta alpalhao

Este livro tem-me sido muito útil numa das unidades curriculares que tenho! Já li algumas partes, gostei, tem um linguagem simples e muito acessivel! Tem servido também de apoio a leituras de outro livro do mesmo autor.

Ricardo Vieira

Ricardo Vieira Doutor em Antropologia Social, Pós-doutor em Serviço Social, Agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE e Mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui Grácio, prémio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE. É, atualmente, Professor Coordenador Principal (catedrático) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Coordenador do Mestrado da ESECS-IPLeiria, "Mediação Intercultural e Intervenção Social", membro da RESMI - Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural -, Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre identidades pessoais, sociais e profissionais, histórias de vida e interculturalidade, mediação intercultural, pedagogia social, intervenção social e gerontologia social, matérias sobre as quais tem vários textos e livros publicados em Portugal e no Estrangeiro. Trabalhou em Portugal com Raul Iturra, e em França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique Saint-Martin e Marie Elisabeth Handman.

(ver mais)
Lua de Marfim
3,00€ 10% CARTÃO