10% de desconto

Para uma História das Ideias Cabo-Verdianas

Palavra, cultura e consciência histórica

de Manuel Brito-Semedo
Editor: Rosa de Porcelana Editora, março de 2026 ‧
12,00€
10,80€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
Para uma História das Ideias Cabo-verdianas, de Manuel Brito-Semedo, é um livro que se propõe compreender como Cabo Verde construiu, ao longo de quase um século, a sua autocompreensão histórica. O seu foco não é a história literária nem o inventário de autores e obras, mas a produção intelectual cabo-verdiana enquanto prática histórica de construção de sentido coletivo, num percurso marcado por deslocamentos entre palavra, poder e sociedade.

A recorrência de certos conceitos resulta de uma opção deliberada: tornar inteligível, no espaço público, um pensamento que se constrói no tempo longo e exige sedimentação. A História das Ideias é aqui entendida como a leitura interpretativa de como Cabo Verde se pensou a si próprio através da palavra escrita e pública, em contextos frequentemente marcados pela ausência, fragilidade ou deslocamento do poder.

Para uma História das Ideias Cabo-Verdianas

Palavra, cultura e consciência histórica

de Manuel Brito-Semedo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898961983
Editor: Rosa de Porcelana Editora
Data de Lançamento: março de 2026
Idioma: Português
Dimensões: 131 x 187 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 102
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789898961983

SOBRE O AUTOR

Manuel Brito-Semedo

Manuel Brito-Semedo é Doutor em Antropologia, na especialidade de Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor universitário, exerceu funções de docência, investigação e gestão académica na Universidade de Cabo Verde, desenvolvendo um percurso marcado pela reflexão crítica sobre a identidade cabo-verdiana, a crioulidade, a cultura, a educação e a história intelectual do arquipélago.
É membro da Academia das Ciências e de Humanidades de Cabo Verde, da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e da Associação de Escritores Cabo-verdianos, tendo participado em diferentes iniciativas de consolidação do campo cultural e científico no país. Exerceu igualmente funções de Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (CPLP), contribuindo para o debate e a formulação de políticas linguísticas no espaço lusófono.
Para além da atividade académica, Brito-Semedo afirma-se como intelectual público, com intervenção regular no espaço cultural e cívico cabo-verdiano. Mantém, desde 2010, o blogue Esquina do Tempo e colabora com o jornal Expresso das Ilhas, onde publica textos de reflexão, crónica e intervenção cívica. É também autor e apresentador do programa televisivo Nôs Tera, Nôs Gente, dedicado à memória cultural e marítima de Cabo Verde.
Atualmente, é Presidente do Júri do Prémio Literário Arnaldo França, da Imprensa Nacional Casa da Moeda / Imprensa Nacional de Cabo Verde, reafirmando o seu compromisso com a promoção da literatura, da cultura e do pensamento crítico no espaço lusófono.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU