Para ti, Campeão
de Ana Maltez
Sobre
o Livro
Sinopse
O cancro é uma das doenças mais cruéis. Quando estamos em idade para ter a vida inteira para amar e, ao fim de sete anos de namoro, esta doença nos tira a nossa outra metade, a dor bruta apodera-se de nós.
Ao longo de dez anos Rafael Duarte viveu - corajosamente, asseguram os seus próximos - com esta patologia. Durante sete, teve ao seu lado Ana Maltez, que tem agora 25 anos.
Ao longo da fase de luto, a jornalista foi ocupando as suas noites com a escrita e colocando no papel as palavras de uma "conversa" com Rafael. No Sábado, 07 de Janeiro de 2012, no dia em que completariam os sete anos de relação, foi lançado o seu primeiro livro, "Para ti, Campeão".
Críticas de imprensa
Eu conhecia mal a Ana, quando ela pediu para falar comigo, e me contou o que estava a viver. Dela conhecia apenas a simpatia e educação, a capacidade de aprendizagem rápida, a determinação em tornar-se boa profissional. E foi com o tom de sempre, a linguagem física de sempre, essa descrição que a torna suave, que me pediu autorização para sair mais cedo. E explicou-me então porquê. E fui confrontado com o tipo de situação que mais me enerva: aquela em que não posso fazer absolutamente nada.
Orgulho-me das minhas capacidades de decisão. Gosto que a vida e a profissão me coloquem desafios, pelo simples prazer de os resolver, ou fazer tudo por isso. Mas a Ana trouxe-me outra coisa. O confronto, não ainda com a morte, mas talvez pior. A sua expectativa imparável. Como ninguém nos prepara para isto, não sabíamos, ambos, como agir. De que falar. No pouco que podem as palavras, fui talvez bruto. Tratei, desde cedo, de a confrontar com o que me parecia ser inevitável. Lembro-me de a olhar de frente, e perguntar: sabes como é que isto vai acabar, não sabes, Ana? Claro que sabia. Por mais que a queimasse pensar nisso. E ela sabe que lho disse apenas para ela estar minimamente preparada. Para logo a seguir lhe dizer, como um doido contraditório, que nunca estará, nunca estaremos preparados.
Puxados à força à terra, a contemplarmos a brutalidade de tudo isto. Ela preparou-se, e hoje sabe que não estava preparada. Atravessamos os dias, mantemo-nos ocupados, essencialmente, para não pensar na morte. Sabemos que está lá, no fundo do caminho, à espera. É das poucas certezas que nos acompanharão sempre. Mas perdoem-me a franqueza crua: há mortes mais justas que outras. O exemplo de injustiça incrédula que nos traz a este livro é dos mais terríveis que nos possa ocorrer, e aquele que mais tememos. Quando a morte estilhaça um grande amor. Há, ainda, e mais dramática, a questão da proporção. Sete anos de amor quando se anda pelos vinte e cinco é de matemática simples. É caso para não nos lembramos de como éramos sem o outro. A Ana não tem que esquecer o Rafael, até pela absoluta impossibilidade. Mas tem de seguir caminho. Trazê-lo sempre consigo, mas permitir que a vida sopre os seus mistérios.
Rodrigo Guedes de Carvalho, Jornalista
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Para ti, Campeão
ISBN
9789896974336
Editor:
Chiado Books
Idioma:
Português
Dimensões:
139 x 214 x 9 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
111
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Sentido Oculto
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Memórias e Testemunhos
Para ti, campeao um relato impressionante da vida com uma terrivel doença. A coragem de ambos e o amor da Ana Maltez, uma mulher com uma força fantastica. Um livro viciante e um exemplo que o amor supera tudo.
Já li o livro numa manha, sou franco, nao é facil um livro fazer me largar uma lagrima, confesso que aconteceu é certo um livro muito bom que ficara muito tempo na minha memoria assim o viver cada dia como o ultimo deve de ser importante
Quando comecei a ler este livro nao consegui parar sem chegar ao fim, tambem nao pude deixar de chorar enquanto lia a historia da ANA e do RAFA. A ANA é uma mulher muito forte, tudo o que li escrito pela ANA neste livro fez-me pensar muito e cheguei a conclusao que devemos aproveitar todos os segundos da nossa vida. È um livro que recomendo a todas as pessoas, mas principalmente as pessoas que estejam um pouco perdidas na vida! Adorei ler este livro
Li o livro na hora de almoço, chorei do princípio ao fim porque me toca pessoalmente, sei bem o que a Ana está a passar. Muita força. As memórias ficam para sempre e fazem-nos sorrir e saber que tudo valeu a pena!!! Só assim faz sentido, viver intensamente e a cada momento...
Já li o livro logo no dia depois de o receber. Amei. É daqueles livros que nos fazem pensar realmente no valor da vida, no valor de coisas bem simples, de palavras, de acções. Desejo muita força à Ana, não deve ser nada fácil, mas são as boas recordações que deve guardar e relembrar. 5 ESTRELAS