Os Filósofos e a Psicologia
SINOPSE
O professor emérito do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Antônio Gomes Penna propõe neste livro examinar a contribuição oferecida por aqueles filósofos que se preocuparam com a condição humana.
Procura apresentar uma consistente abordagem sobre o pensamento deles, começando por Nietzsche, suas concepções e seu estilo centrado na utilização de metáforas, visitando à produção de Sören Kierkegaard, formulando notas sobre a psicologia fenomenológica de Edmund Russerl e alcançando as idéias de Henri Bérgson sobre a diversidade da percepção.
Faz também breves considerações sobre a filosofia e a psicologia de René Descartes, assim como sobre a de Emanuel Kant. Aborda ainda a questão do espaço existencial e comportamento, para então desembocar na influência da idéias de Newton na psicologia.
O professor Penna também apresenta suas considerações sobre os textos de Henri Birault, La foi et la Pensée e Philosofie et Théologie e sobre a ontologia de Martin Heidegger, para retornar à filosofia Bergsoniana.
Formula ainda notas de introdução ao estudo da estética, à história da psicologia e apresenta a teoria da memória de Santo Agostinho.
Para concluir este volume, ele retoma suas notas, agora abordando a psicologia do ajustamento e sobre a psicologia social aplicada à educação.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9788531209925 |
| Editor: | Diversos |
| Data de Lançamento: | Janeiro de 2006 |
| Idioma: | Português, Português do Brasil |
| Dimensões: | 140 x 210 x 20 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 236 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
Psicologia
|
| EAN: | 9788531209925 |
-
10%Introdução à Aprendizagem e à MemóriaImago9,52€ 10% CARTÃO
-
10%História das Idéias PsicológicasImago16,39€ 10% CARTÃOportes grátis