Os Engenheiros de Almas

O partido comunista e os intelectuais

Livro 1

de João Madeira

editor: Editorial Estampa
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Os Engenheiros das Almas é a abordagem de praticamente três décadas de encontros e desencontros, de polémicas e de fidelidades, de calorosas solidariedades e de ranger de dentes em surdina, protagonizado por criadores e ensaístas, mas também por intelectuais orgânicos, caminhando como que que emparedados entre o dever e a rigidez de militâncias indeclináveis e a necessidade de questionar, de discordar, de pensar na primeira pessoa.

Os Engenheiros de Almas

O partido comunista e os intelectuais

de João Madeira

ISBN: 9789723312270
Editor: Editorial Estampa
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 203 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 408
Tipo de produto: Livro
Coleção: Histórias de Portugal
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789723312270
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e E

Fábrica e formação de mentes intelectuais

C. Carvalho

Livro muito bem elaborado. Retrata como a mente humana pode ser manipulada. Os intelectuais pela sua formação deviam estar imunes a estas lavagens da mente contra todas as evidências. Fizeram conscientemente ou por acreditarem numa nova religião?

e e e e E

COMO FOI POSSÍVEL ? !

LUIS DOMINGUEZ

Obra bem conseguida , muito bem documentada e feita com muita isenção num tema que é sempre controverso quando mete intelectuais. Como foi possível que tantos intelectuais de nomeada tivessem acreditado em tamanho embuste , ainda por cima, no final dos anos 30, quando se praticam as maiores atrocidades e se decapita praticamente quase todo o comité central do PCUS do início da Revolução de Outubro, num processo de consolidação de um totalitarismo baseado no culto da personalidade de Estaline. Fica a dúvida : foi consciente ou por ignorância que tantos homens bem intencionados aderiram , de uma forma eminentemente convicta , a esta Religião Política terrena que deu pelo nome de Comunismo ?

João Madeira

João Madeira nasceu em Lisboa em 1955. Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. Investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Autor de Os Engenheiros de Almas. O Partido Comunista e os Intelectuais, Estampa, 1996; de Vítimas de Salazar (coordenação), Esfera dos Livros, 2007; Tribunais Políticos (em coautoria), Temas e Debates, 2009. Tem apresentado comunicações a colóquios, conferências e encontros no país e no estrangeiro; comissariado exposições e sido consultor em documentários para televisão. O Partido Comunista, as oposições ao Estado Novo e a violência política têm constituído temas de investigação a que se dedica.

(ver mais)