10% de desconto

Os Despojos da Aliança

A Grã-Bretanha e a Questão Colonial Portuguesa 1945-1975

de Pedro Aires Oliveira

editor: Tinta da China, novembro de 2007
Ao longo dos séculos, a aliança inglesa constituiu o principal ponto de referência das relações externas de Portugal. Forjado em finais do século XIV, o matrimónio pragmático entre as duas nações marítimas conseguiu sobreviver aos sobressaltos e mutações em que a história europeia foi fértil e chegar intacto ao século XX.
Com as alterações sistémicas produzidas pela Segunda Guerra Mundial, porém, a protecção que a Grã-Bretanha formalmente dispensava às colónias portuguesas — uma das principais razões de ser da aliança — foi posta em causa. A forma como Londres geriu o seu processo de descolonização afectou significativamente a estabilidade do império português e o relacionamento entre os dois aliados.
Baseado numa investigação exaustiva, «Os Despojos da Aliança» oferece-nos uma perspectiva inédita da crise final do colonialismo português e do acidentado processo de descolonização que se lhe seguiu. Ficamos agora a compreender melhor a complexa rede política e diplomática em que Salazar se moveu, na tentativa de preservar o «status quo» do império português, e a posição que a Inglaterra foi assumindo, procurando salvaguardar as suas ligações com os EUA, os aliados europeus e a emergente Commonwealth multirracial.
«Há muito que não era publicado um livro sobre as relações luso-britânicas e a questão colonial com a profundidade e o detalhe destes ´Despojos da Aliança´ de Pedro Oliveira, um nome a reter na historiografia contemporânea.», José Medeiros Ferreira

Os Despojos da Aliança

A Grã-Bretanha e a Questão Colonial Portuguesa 1945-1975

de Pedro Aires Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728955397
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: novembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 235 x 39 mm
Páginas: 600
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789728955397
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Leitura Recomendada

João

Recomendo a leitura deste livro para todos os interessados em História de Portugal.

Pedro Aires Oliveira

Pedro Aires Oliveira (n. 1971) é docente no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os seus principais temas de investigação são a história das relações internacionais e a história contemporânea de Portugal. Em 2000 publicou o livro Armindo Monteiro. Uma biografia política (Prémio Aristides Sousa Mendes, da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, e Menção Honrosa do Prémio da Fundação Mário Soares), e em 2004 foi o coordenador, com Fernando Rosas, do volume de ensaios A Transição Falhada. O Marcelismo e o Fim do Estado Novo. Entre 1999 e 2003 foi chefe de redacção da revista Política Internacional. Presentemente, exerce as mesmas funções na revista Relações Internacionais, publicação trimestral do IPRI-UNL.

(ver mais)
Prisioneiros de Guerras

Prisioneiros de Guerras

10%
Tinta da China
19,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
O Fim da URSS

O Fim da URSS

10%
Edições Colibri
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis