Os Despojados Livro
de Ursula K. Le Guin
Sobre
o LivroA jornada de um homem em busca da reconciliação de dois mundos Em Anarres, um planeta conhecido pelas extensas áreas desérticas e habitado por uma comunidade proletária, vive Shevek, um físico brilhante que acaba de fazer uma descoberta científica que vai revolucionar a civilização interplanetária. No entanto, Shevek cedo se apercebe do ódio e desconfiança que isolam o seu povo do resto do universo, em especial, do planeta gémeo, Urras. Em Urras, um planeta de recursos abundantes, impera um sistema capitalista que atrai Shevek, decidido a encontrar mais liberdade e tolerância.
Mas a sua inocência começa a desaparecer perante a realidade amarga de estar a ser usado como peão num jogo político letal. Que esperança e idealismo restam a Shevek, aprisionado entre dois mundos incapazes de ultrapassar as diferenças? E ao desafiar ambos os regimes políticos, conseguirá ele abrir caminho para os ventos da mudança?
The Times
Esta obra de ficção científica é fascinante. Todavia, a minha avaliação de 3 estrelas tem que ver com o espaçamento e o tamanho diminuto da letra, que torna o acto da leitura desagradável.
Leitura interessante e que faz pensar. Todos os regimes têm coisas boas e más e, principalmente, qualquer boa ideia pode ser deturpada. As ideias não são independentes de quem as aplica na prática, ou seja, as pessoas.
Uma nova edição do clássico de Ursula Le Guin que nos conta a história de como um cientista foge para um planeta que tem um ideologia e mundividência distinta . É possível ler esta história à luz da época em foi escrito na qual se confrontavam as duas superpotências: os EUA e a URSS. No universo de Le Guin conseguimos identificar as várias ideologias dos vários povos: Urras com o capitalismo e Anares com o anarquismo/socialismo. Um aspeto curioso é a forma como o protagonista não se mostra identificado com nenhum dos mundos e critica ambos. Um história fascinante do género utópico que nos ajuda a compreender os valores da sociedade em que vivemos e como pensar em formas de vida alternativas.