Os Anos Esquecidos
A refundação do Partido Comunista Português 1929 - 1939
SINOPSE
Colocando em causa ideias tidas como certas acerca dos primeiros anos do Partido Comunista Português, este livro dá ao leitor uma nova visão dos factos.
Centrando se na década 1929 1939 Os Anos Esquecidos recupera as principais figuras, acontecimentos e decisões que marcaram esta época.
Além dos célebres arquivos da PIDE e de muitas horas mergulhado nos artigos do Tribunal Militar, o autor consultou fontes privilegiadas e documentos inéditos para reconstituir um dos períodos mais conturbados do PC, quando os métodos de ação ainda incluíam violência, armas, bombas.
Várias figuras conhecida do PC, são aqui evocados sem reservas, bem como as suas manobras para dar um novo fôlego ao partido. A par dele, surgem as famosas greves gerais, o primeiro número do Avante!, o Tarrafal.
Da expansão descomunal do partido nos tempos da Guerra Civil de Espanha ao definhamento total nos finais dos anos 30 tudo isto é analisado ao detalhe neste livro.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789897244971 |
| Editor: | Clube do Autor |
| Data de Lançamento: | outubro de 2019 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 154 x 236 x 27 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 400 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
História
>
História de Portugal
|
| EAN: | 9789897244971 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Recomendo
Tiago Manalvo
O autor, Arnaldo Madureira, que tem realizado uma exaustiva investigação sobre a política portuguesa no segundo quartel do Século XX, e consolidação do Estado Novo, realizou uma pesquisa, agora publicada, sobre os anos da reestruturação interna do PCP, decorrente da decapitação da liderança do partido causada pela detenção de vários dirigentes. É este processo de reestruturação que conduz à liderança de Álvaro Cunhal. Este livro é tão mais importante, porque é um período da história do PCP que permanece na penumbra, e que os comunistas portugueses nunca pretenderam que fosse muito estudado. Recomendo.
Um livro excepcional
Rui P.
Uma época e um momento da história que vale a pena reavivar. Muito do que estruturou a nossa história colectiva contemporânea passou por aqui. Uma descoberta para mim em consequência da investigação sobre um familiar. Obrigado ao autor.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
10%Livros que Tomam PartidoParsifal PT23,50€ 10% CARTÃOportes grátis
-
10%Asilo Político em Tempos de SalazarEdições 7024,90€ 10% CARTÃOportes grátis