10% de desconto

Ophiussa

Uma Deusa. Uma serpente. E a Rainha de Lisboa que enfrentou Ulisses

de Samuel F. Pimenta

editor: Edições Mahatma, outubro de 2022
Herdeira do Jardim das Hespérides - que os mitos antigos situam na Península Ibérica - Ophiussa governa a cidade hoje conhecida por Lisboa. Deusa, Rainha e Serpente, é a última guardiã do tempo das Grandes Mães - a Idade de Ouro - em que a Deusa era cultuada pela humanidade. Mas novos deuses e os seus heróis vão tomando o lugar e o poder das antigas Senhoras da Terra.

Numa noite, Ophiussa recebe um aviso que irá mudar o rumo da sua história e do seu reino: Ulisses vai a caminho, vindo de Tróia, guiado e protegido por Júpiter. Sabendo dos perigos que ambos representam, Ophiussa faz de tudo para os impedir de chegar às suas praias, na urgência de defender o seu povo da guerra. Mas nem invocando ventos e brumas é capaz de parar a barca de Ulisses. E logo se vê em confronto com a dúvida, o medo e o desejo de ceder às suas pulsões.

Neste romance mitológico, Samuel F. Pimenta reinterpreta o mito da fundação de Lisboa e das suas sete colinas, partindo da tradição oral alfacinha e revisitando obras como a Odisseia de Homero, a Ora Marítima de Avieno ou a Crónica do Imperador Clarimundo de João de Barros.

Ao lado do encontro de Ophiussa e de Ulisses, o autor conta-nos também a história dos primórdios do patriarcado e do culto dos impérios, cujo legado ainda afeta as sociedades contemporâneas.

Ophiussa

Uma Deusa. Uma serpente. E a Rainha de Lisboa que enfrentou Ulisses

de Samuel F. Pimenta

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899137059
Editor: Edições Mahatma
Data de Lançamento: outubro de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 211 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789899137059
Samuel F. Pimenta

Samuel F. Pimenta é poeta e escritor. Nasceu a 26 de fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. Começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.
Tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais, e colabora com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique e na Galiza. A sua obra está presente em diversas antologias, em Portugal e no estrangeiro. Alguns dos seus livros deram origem a peças de teatro e teses académicas. Neste momento, escreve para o jornal Público.
São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), a Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e o Prémio Liberdade de Expressão 2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura, para a realização de uma residência artística e a escrita do romance Iluminações de Uma Mulher Livre. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant'Anna, galardão anual destinado ao melhor livro de poesia dos países e regiões de língua portuguesa. Em 2019, com Ascensão da Água, ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada.
Além da literatura, dedica-se à espiritualidade e à promoção dos direitos LGBTI+, dos direitos humanos e dos direitos da Terra.
Obras Publicadas: – "Iluminações de uma Mulher Livre", Marcador, Lisboa, 2017 – "Ágora", Livros de Ontem, Lisboa, 2015 – "Os números que venceram os nomes", Marcador, Lisboa, 2015 – "Geo Metria", Livros de Ontem, Lisboa, 2014 – "O relógio", Livros de Ontem, Lisboa, 2013 – "O Escolhido", Planeta Editora, Lisboa, 2009

Participações em Antologias: – Revista Egoísta, Março 2018, Estoril, Portugal – Colectânea "International Young Poets Meeting", Ministério da Cultura e do Turismo, Istambul, Turquia, 2016 – "Desassossego da Liberdade - Colectânea", Livros de Ontem, Lisboa, 2015 – "Revista Andarilhos", Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra, Coimbra, 2015 – "Palavras de Cristal – Colectânea de Poesia – Volume III", Modocromia Edições, Lisboa, 2015 – Antologia Poética "Cintilações da Sombra III", Editora Labirinto, Fafe, 2015 – Colectânea "O lado de dentro do lado de dentro", Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania, Horta, 2015 – Clepsydra – Antologia Poética, Coisas de Ler, Lisboa, 2014 – "Abril depois de Abril", Livros de Ontem, Lisboa, 2014 – "Milandos da Diáspora – Revista Cultural", Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Lisboa, 2013 – Antologia Universal Lusófona "Rio dos Bons Sinais", Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Lisboa, 2013 – Colectânea "Paralelos", E-book, Portugal, 2013 – Colectânea "Jovens Escritores 2012", Clube Português de Artes e Ideias, Portugal, 2012 – Antologia de Poesia Contemporânea "Entre o Sono e o Sonho – Vol. III", Chiado Editora, Lisboa, 2012 – Antologia do "VI Prémio Literário Valdeck Almeida de Jesus na vertente de Poesia", Brasil, 2010

Participações Diversas: – Júri das Bolsas Jovens Criadores 2019, Centro Nacional de Cultura, Portugal – Júri do Concurso Nacional de Leitura – Eliminatória Municipal de Santarém, Portugal, 2019 – Outono Vivo, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, 2018 – Festival de Letras de Santarém, Santarém, Portugal, 2018 – Júri das Bolsas Jovens Criadores 2017, Centro Nacional de Cultura, Portugal – Encontros com a Literatura Portuguesa Contemporânea, Universidade de Bucareste/Cátedra Fernando Pessoa – Centro de Língua Portuguesa I.P. Camões, Bucareste, Roménia, 2017 – Encontro Literário, Universidade Eötvös Loránd (ELTE)/Centro de Língua Portuguesa I.P. Camões, Budapeste, Hungria, 2017 – Fim de Tarde Literário, Centro de Língua Portuguesa I.P. Camões, Bruxelas, Bélgica, 2017 – International Young Poets Meeting, Istambul, Turquia, 2016 – Encontro com uma nova voz da literatura portuguesa, Centro de Língua Portuguesa I.P. Camões, Lyon, França, 2016 – Festival Literário de Ovar, Ovar, Portugal, 2016 – FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, Óbidos, Portugal, 2015 – Festival Silêncio, Lisboa, Portugal, 2015 – TEIA – V Bienal de Poesia, Silves, Portugal, 2015 – Congresso da Cidadania – Ruptura e Utopia para a Próxima Revolução Democrática, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 2015 – "Portugal, quem és tu?", Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal, 2015 – Jornadas da Literatura Portuguesa do Instituto Camões em Bruxelas, Bélgica, 2014 – Raias Poéticas III – Afluentes Ibero-Afro-Americanas de Arte e Pensamento, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2014 – Bienal Internacional do Livro de S. Paulo, Brasil, 2014 – Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça, 2014 – IV Festival Grito de Mulher, Lisboa, Portugal, 2014 – Aturujo à Terra – I Feira das Artes e das Letras para a Terra", Ramil, Galiza, 2014 – Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, 2013 – Raias Poéticas II – Afluentes Ibero-Afro-Americanas de Arte e Pensamento, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2013 – VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Lisboa, Portugal, 2013 – Mandatário para a Promoção da Cultura da Candidatura de Idália Salvador Serrão à Câmara Municipal de Santarém, Portugal, 2013 – Júri do Concurso Nacional de Leitura – Eliminatória Distrital de Portalegre, Portugal, 2013 – II Jornadas de Filosofia da Universidade do Minho – Filosofia e Arte/Poesia, Braga, Portugal, 2011.

(ver mais)
Vesti-me de Vermelho

Vesti-me de Vermelho

10%
Cordel D' Prata
14,00€ 10% CARTÃO
Autópsia de um Equívoco Histórico

Autópsia de um Equívoco Histórico

10%
Lema d`Origem
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis