Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial Livro
Conspirações, agentes secretos, contraespionagem, golpes e sabotagens
de Jesús Hernández
Sobre
o LivroA Segunda Guerra Mundial não foi travada apenas nos campos de batalha. Os Serviços de Inteligência organizaram operações secretas para atacar o inimigo em seu ponto mais fraco. Para tanto, recorreram a homens valentes e corajosos, dispostos a arriscar suas vidas para cumprir uma missão que, na maioria dos casos, era praticamente suicida.
Neste livro, você vai encontrar ataques surpresa no coração do território inimigo, assaltos, sequestros, assassinatos, missões de espionagem, enfim, todo tipo de operações secretas destinadas a mudar a trajetória da contenda; apenas algumas delas alcançariam seu objetivo.
O autor aborda pela primeira vez essas operações que costumam ser esquecidas pelos livros de História, mas cujo impacto no andamento da guerra foi muito maior do que costuma se acreditar. Após a leitura destas páginas, sua impressão sobre a Segunda Guerra Mundial não será mais a mesma.
Como curioso de operações militares, algumas das histórias já conhecia, porém, grande parte delas ainda não, e fiquei surpreendido ao saber o quão audazes alguns combatentes da 2ª Grande Guerra foram, ao embarcarem, muitas das vezes, em missões suicidas. Embora alguns tenham sido condecorados ("alguns", pois a maioria acabou por morrer no decorrer dessas operações), as suas ações foram de alguma forma decisivas para o decorrer da guerra, e, ainda assim, grande parte acabou no esquecimento do grande público. Este livro reúne algumas dessas operações, vale mesmo a pena conhecê-las, nem que não seja para termos noção da valentia que surgiu naquela altura conturbada, em resposta ao desespero que as situações apresentavam. Para quem gosta do tema de operações militares especiais ou não convencionais, os relatos contam os "inícios" destas unidades contemporâneas, como a mítica SBS (Special Boat Service), e é portanto obrigatório! Recomendo!