Olá Futuro

Como ser Humano na era dos algoritmos

de Hannah Fry

editor: Planeta, setembro de 2019
Guia essencial para perceber como a Inteligência Artificial determina as nossas vidas
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Uma viagem pelo mundo dos algoritmos que traçam as nossas vidas e os importantes dilemas que nos colocam pela mão de uma das mais reconhecidas especialistas do Reino Unido.
Se quisesse comprar um carro sem condutor e tivesse de escolher entre um programado para salvar o máximo de vidas possível e outro cuja prioridade fosse salvar a dos próprios passageiros qual escolheria?
E se fosse acusado de um crime, quem preferiria que decidisse a sua sentença - um algoritmo matematicamente consistente mas incapaz de empatia ou um juiz humano com compaixão mas também com maior probabilidade de erro e preconceito?
Estaria disposto tornar público todo o historial clínico da sua família se lhe dissessem que isso ajudaria na investigação da cura para o cancro?
Estes são apenas alguns dos dilemas com que podemos estar prestes a confrontar-nos, à medida que nos aproximamos da era do algoritmo, em que o poder das máquinas ameaça ser supremo.
Hoje, agora, neste momento, já são linhas de código que nos dizem o que ver, onde ir, com quem marcar encontros amorosos, até quem mandar para a cadeia. Confiamos nos algoritmos para tomar importantes decisões - na segurança, na justiça, na saúde, nos transportes, na finança.
Olá Futuro: Como Ser Humano na Era dos Algoritmos leva-nos numa viagem pelo bom, o mau e o potencialmente desastroso dos algoritmos que nos rodeiam todos os dias.
A matemática Hannah Fry revela como funcionam, explica como são programados e implementados, e mostra de que modo o preconceito humano pode ficar inscrito nos códigos. Com casos reais e explicações acessíveis a qualquer leitor, compreendermos o seu real poder e ao mesmo tempo as suas limitações.
Neste livro imprescindível, a autora analisa ainda outra questão, igualmente pertinente: serão realmente os algoritmos um avanço em relação aos humanos que estão a substituir?

«Contada com mestria, sabedoria e um toque de leveza, a brilhante reflexão de Hannah Fry sobre como vivemos as nossas vidas na era da Inteligência Artificial vai ser motivo de conversa ao jantar durante anos.»
Adam Rutherford, autor de A Brief History of Everyone Who Ever Lived

«Olá Futuro é uma preciosidade na escrita acessível sobre Ciência. Com sedução e eloquência, Hannah Fry traça a matemática dos algoritmos e explica como estão a transformar áreas como a saúde, a justiça, os transportes e as artes. »
Alex Bellos, autor de Alex no País dos Números (Planeta, 2012)

«Um dos melhores livros já escritos sobre big data e algoritmos [...] merece um lugar nos tops de vendas.»
The Times

«Para um leitor não familiarizado com os aspetos técnicos da Inteligência Artificial, este livro fornece as melhores explicações leigas sobre o funcionamento dos algoritmos.»
Science

Olá Futuro

Como ser Humano na era dos algoritmos

de Hannah Fry

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897772917
Editor: Planeta
Data de Lançamento: setembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 234 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Informática > Inteligência Artificial
EAN: 9789897772917
e e e e e

Imprescindível para perceber a vida presente

António C

A utilização dos algoritmos é generalizada, pelo que é importante para qualquer cidadão estar informado sobre essa utilização. Para o efeito é imprescindível a leitura deste livro, que explica a utilização deles de forma muito clara, dividindo a explicação dessa utilização por áreas.

e e e e E

E inevitavel

Abel

Um futuro cheio de maquinas inteligentes e com pouca humanidade.

e e e e e

Futuro

PP

Os algoritmos vieram mesmo para ficar e estão praticamente em todo o lado..Não dá como evitá-los. Excelente descrição da AI.

e e e e e

O futuro constrói se hoje

Fb

Livro dedicado a todos que se preocupam com a humanidade e se gostam de estar informados.

Hannah Fry

Hannah Fry é professora de Matemática na University College London. Na sua profissão, usa modelos matemáticos para estudar padrões de comportamento humano, e tem trabalhado com governos, autoridades policiais, analistas na área da saúde e supermercados. As suas TED Talks têm milhões de visualizações e tem apresentado documentários televisivos na BBC e na PBS. Também tem um podcast de ciência, «The Curious Cases of Rutherford & Fry», com a BBC.

(ver mais)