10% de desconto

O Terrorismo e a Ideologia do Ocidente

de António de Sousa Lara

editor: Edições Almedina, fevereiro de 2007

Palavras de Apresentação

Este pequeno ensaio vem na sequência de outro pequeno ensaio, publicado em 2004 com a designação de "A Grande Mentira - Ensaio sobre a Ideologia e o Estado".
Não posso deixar de reflectir sobre dois aspectos primordiais, a propósito desta sequência: a temática que une estes dois trabalhos obedece a um objecto que me é particularmente grato - o estudo da ideologia - e, mais perifericamente, refere um tema que, para mim, sempre foi fundamental e que diz respeito à subversão do Estado. Curiosamente, desde que comecei a publicar, na área das ciências políticas, isto é a partir de 1974, estes dois temas têm sido constantes e centrais para mim. Hoje, não há quem não dê razão à centralidade de tal temática, quer para o estudo da Ciência Política quer para o das Relações Internacionais. Mas durante várias dezenas de anos foi o total deserto que cenarizou esses domínios específicos. Senti-me, durante esse tempo, uma espécie de São João Baptista de segunda categoria: uma voz que clamava no deserto. Ao Santo Percursor cortaram a cabeça. A mim, por enquanto, ainda não. Só que agora já não clamo sozinho no deserto. Faço parte de um vasto conjunto de analistas e publicistas que reiteradamente explicam a importância das ideologias para vida política e a centralidade da subversão política no contexto da vida internacional. Ainda bem que assim foi, direi eu não sem lembrar o velho provérbio português que diz que "mais vale tarde do que nunca".
Todavia há que admitir estarmos numa época de mudança, e ainda por cima de mudança acelerada, na qual é muito difícil fixar padrões e referenciar modelos de análise. Tal como para a História, o comentário político carece de um mínimo de afastamento e de independência analítica. O que abunda, em termos de estudo, nestes domínios, ou é descritivo (quantas vezes em excesso) ou constitui uma espécie de contorcionismo politológico, ou seja a tentativa de encaixe de uma realidade seleccionada em doutrinas pseudo-científicas, mais com o intuito de impressionar do que de ajudar a compreender o que se passa efectivamente. Há que ter a humildade de admitir que numa conjuntura como a presente, o excesso de variáveis dificulta, de forma permanente, uma interpretação clara e linear, e que, por outro lado, a procura de complexidade na explicação não corresponde nem à vocação da Ciência nem à comprovação da História. Infelizmente para alguns sábios, a realidade é simples e a humanidade é igual a si própria.
Em política a culpa costuma morrer solteira, como ensina, à saciedade, o professor doutor Adriano Moreira. E por isso não é estranhar que nas análises a que me refiro, sistematicamente "o nosso lado", seja formatado, desde o início, para que, se tiver culpa evidente e grave, ela morra solteira. Este estudo procura ir no sentido contrário. Busquei o afastamento necessário quer "do nosso lado" quer dos interesses e de dos jogos em presença. O resultado descreve-se nas poucas páginas que se seguem. Elas serão mais destinadas a estudantes do que à opinião pública geral. As multidões não se interessam com estas comoções fora do imediatismo das emergências. Sempre foi assim e sempre será. Emancipa-se, hoje, este livro do seu autor e o seu autor deste livro. Ele ficará a falar por si. Eu, pela parte que me toca, espero continuar, com a graça de Deus. a pensar por mim e a aprender, todos os dias qualquer coisa mais com os outros.
António de Sousa Lara

Índice

1. Os actores internacionais e a lição da geopolítica e da geostratégica
2. A infra-estrutura económica e a oligarquia internacional
3. A caminho da sociedade totalitária transnacional
4. A ideologia do ocidente
5. Um novo maniqueísmo
6. O terrorismo
7. O contra-terrorismo
8. O novo ciclo da fé
9. Para uma teoria da remuneração integral
10. A gestão do sistema
11. Palavras de conclusão

O Terrorismo e a Ideologia do Ocidente

de António de Sousa Lara

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724030593
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: fevereiro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 232 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 118
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789724030593
Ciência Política

Ciência Política

Instituto Superior Ciências Sociais E Politicas
23,88€