10% de desconto

O Sofrimento no Pensamento Bíblico

'Releituras Hermeneuticas' de Isaías 53

de João Duarte Lourenço
Editor: UCP Editora, março de 2006 ‧
9,90€
10% DESCONTO CARTÃO
O sofrimento é uma das questões que percorre a história da humanidade de forma transversal, deixando nos dramas que suscita um marco de inquietações e um leque de interrogações sem resposta. Essa ausência de certezas não é mais que a falta de sentido, de um sentido que seja capaz de motivar a vida do homem para além da sua temporalidade e da sensibilidade redutora que lhe confina o horizonte ao domínio dos sentidos.

Encontrar uma resposta para o sofrimento é, antes de mais, descobrir um sentido e um projecto para a vida, pois só assim podemos encontrar o ?além? que ilumina as angústias e adorna as fragilidades que dão identidade à nossa forma de ser e existir. O sofrimento visto e vivido à luz do pensamento bíblico alarga os nossos horizontes para a descoberta desse sentido, que faz da vida humana uma causa e uma entrega. De Isaías 53 (do Servo de Yahwé) recebeu esse pensamento um sentido novo, tão novo que motivou, não só os mártires do judaísmo e os arautos da fé bíblica, mas também tantos homens e mulheres que no próprio acto redentor de Jesus Cristo descobriram que, apesar da dor e do sofrimento, há mais vida na comunhão com todos aqueles que sofrem.

Esta obra estuda a fundamentação bíblica do sofrimento, percorrendo as diversas etapas do pensamento judaico, bíblico e extrabíblico, do pensamento cristão, nas suas origens e na Patrística, bem como o seu enquadramento hermenêutico a partir das diversas releituras que o texto de Isaías conheceu.

O Sofrimento no Pensamento Bíblico

'Releituras Hermeneuticas' de Isaías 53

de João Duarte Lourenço

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725401262
Editor: UCP Editora
Data de Lançamento: março de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 230 x 11 mm
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Coleção: Investigação
Classificação Temática: Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Bíblicos
EAN: 9789725401262
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

João Duarte Lourenço

Professor Catedrático emérito da Faculdade de Teologia. Doutor em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum - Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia – Pontifícia Universidade Antonianum, Jerusalém, com a tese Humilhação e Exaltação do Servo em Is 52,13-53,12 e sua Interpretação no Judaísmo Antigo. Prestou provas públicas de Agregação em 2006. Leciona várias disciplinas curriculares Geografia Bíblica, Profetas, Hagiógrafos, Ev. Sinóticos, Escritos Joaninos e disciplinas de especialização na área das Ciências Bíblicas: Hermenêuticas Judaicas, Metodologia dos Estudos Bíblicos, Literatura Extra Bíblicas, Seitas Judaicas e Festas e Liturgia Judaica. É autor de diversas obras e artigos científicos na área dos Estudos Bíblicos. Foi Secretário da FT de 1986-1989), Membro da Direção da mesma Faculdade (1986 a 1991), Diretor da Faculdade e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Teologia (1991-1996; 2011-18); Vice-Reitor da UCP (2004-2006). Em Macau, de 1996 a 2003, desempenhou as funções de Presidente da Comissão Instaladora e Reitor do Instituto Inter-Universitário de Macau; Membro do Conselho Superior da Universidade de Macau (1998-2001) e do Conselho para as Ciências da Vida do Território (1998-2000). Diretor do Centro de Estudos Sócio-Pastorais (1989 a 1991) e do Centro de Estudos Religiões e Culturas (CERC de 2005-2011). É membro da Ordem Franciscana (OFM).

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR