10% de desconto

O Regresso dos Partidos

de Maria Amélia Antunes e Alcídio Torres

editor: Âncora Editora, julho de 2011
VENDA O SEU LIVRO i
A grande preocupação deste livro é tentar perceber as razões do enfraquecimento das organizações partidárias, da falta de identificação dos eleitores com os partidos e os seus militantes. Nele defende-se a tese de que o que está em crise não são os partidos, mas a organização partidária em si. Actualmente assiste-se até ao fortalecimento do papel procedimental dos partidos, acompanhado, contraditoriamente, por uma erosão das suas bases organizativas, o que acaba por minar uma peça chave da sua legitimidade política.

Mesmo considerando a correlação de forças interpartidárias e o papel das demais organizações não partidárias na disputa da representação dos interesses colectivos, os partidos estão mais bem colocados para legitimar esta representação de interesses.

Dificilmente a democracia sobreviverá sem o regresso dos partidos, de partidos com as suas funções procedimentais actuais, aliadas a uma nova forma de relacionamento político e social com a sociedade de hoje. A sociedade moderna globalizada exige políticos e partidos que saibam pensar, mas, também, saibam fazer uso das emoções com as pessoas à sua volta.

Não há democracia sem partidos, mas partidos sem preocupações éticas, emocionais e de cidadania não são garante de uma verdadeira democracia, de uma democracia representativamente participada.

Perante este novo conceito que os autores introduzem, os partidos deviam ter como preocupação permanente a interacção sustentada com os movimentos não partidários, de forma a legitimar a democracia representativa.

O Regresso dos Partidos

de Maria Amélia Antunes e Alcídio Torres

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727801978
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: julho de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 223 x 12 mm
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789727801978
Na Balança do Tempo da Política

Na Balança do Tempo da Política

10%
Âncora Editora
12,00€ 10% CARTÃO
Militantes e Ativismo nos Partidos Políticos

Militantes e Ativismo nos Partidos Políticos

10%
Imprensa de Ciências Sociais
20,50€ 10% CARTÃO
portes grátis