O Reacionário - Memórias e Confissões

de Nelson Rodrigues
idioma: português do brasil
Editor: Nova Fronteira, setembro de 2024 ‧
40,28€
36,25€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Ao intitular seu último livro de O Reacionário, epíteto que, de tanto ouvir ligado ao seu nome, Nelson Rodrigues decidiu assumir para si, o autor resumiu toda a sua história de polemista. Sua obra jornalística, por sua vez, não pode ser relegada simplesmente à polêmica. Como escreveu Gilberto Freyre no prefácio à primeira edição de O reacionário, "o escritor-jornalista ou o jornalista-escritor é o que sobrevive ao jornal. Pode resistir à prova tremenda de passar do jornal ao livro".

Nas 130 crônicas reunidas neste livro, publicadas entre março de 1967 e maio de 1974 nas colunas Memórias do Correio da Manhã e Confissões de O Globo, estão presentes ao mesmo tempo o vigor e a graça do estilo de Nelson Rodrigues. Prova de que, além de retratar uma época e contrariar o bem pensar, seus textos são alguns dos melhores momentos do gênero brasileiro por excelência, ao mesmo tempo jornalismo e literatura: a crônica.

O Reacionário - Memórias e Confissões

de Nelson Rodrigues

Propriedade Descrição
ISBN: 9786556402086
Editor: Nova Fronteira
Data de Lançamento: setembro de 2024
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 154 x 233 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 640
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9786556402086

SOBRE O AUTOR

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues é um mito do século xx brasileiro, e um dos escritores mais prolíferos e aclamados. Nasceu no Recife em 1912, mudando-se em 1916 para o Rio de Janeiro, cidade que seria o cenário privilegiado de toda a sua obra. Começou a trabalhar como jornalista aos 13 anos, logo na secção policial, num jornal fundado pelo pai, e nunca mais parou. Fez da crónica e da escrita um hábito diário e destacou-se em todos os géneros literários, pela qualidade e pela quantidade: escreveu 17 peças de teatro, nove romances e milhares de páginas de contos e crónicas, que mais tarde deram origem a várias edições de textos reunidos, assim como a adaptações para teatro, cinema e televisão. Idolatrado e odiado, politicamente conservador, Nelson Rodrigues tanto apoiou a ditadura militar brasileira como foi, mais tarde, defensor acérrimo das suas vítimas. Reacionário assumido, desencadeou sempre sentimentos fortes, não só devido à sua obra como também à sua vida pública e privada. Morreu no Rio de Janeiro em 1980.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU