O Rapaz Selvagem Livro
de Paolo Cognetti
Sobre
o LivroPaolo tem trinta anos, passou um inverno difícil e tem a sensação de não chegar a lado nenhum: «Sentia-me sem forças, perdido e desencorajado… Acima de tudo, não escrevia, o que para mim é como não dormir ou não comer: sentia um vazio como nunca tinha conhecido.»
Daqui nasce a decisão de deixar Milão, a cidade onde nasceu e cresceu, e mudar-se para a montanha, para uma cabana de madeira e pedra situada a dois mil metros de altitude, na esperança de acertar contas com o passado e recomeçar a escrever. Aqui, em solidão quase total, redescobre uma vida mais substancial e relações humanas sinceras, que desenvolve com os seus dois únicos vizinhos.
O Rapaz Selvagem, romance autobiográfico, é a verdadeira história de uma fuga e de uma viagem em busca de si próprio - um combate com as mãos nuas contra a dor.
Um livro forte e comovente, do autor de As Oito Montanhas, uma das melhores vozes da literatura italiana.
Um ótimo livro para ler neste outono. Um livro que nos consegue transmitir a força que o ser humano consegue retirar do seu contacto com a natureza. Mais que uma autobiografia, esta história é uma lição de vida. Adorei.
Depois de "As oito montanhas", ler "O rapaz selvagem " é como ler uma documento cartográfico de larga escala: vemos os pontos principais da geografia, reconhecemos as montanhas e o sinuoso caminho que as separam da cidade. Mas sentimos a falta do pormenor, da densidade emocional. uma bela carta/caderno de montanha, um documento para os que procuram sabedoria nos eremitas (tal como Cognetti neste exílio). De notar alguns erros de revisão/edição que pululam pelo texto (e.g, é pouco admissível que se refira várias vezes ao "aluguer" de casas).