O Planalto e a Estepe Livro
Livro de Bolso
de Pepetela
Angola, dos anos 60 aos nossos dias. A história real de um amor impossível.
Sobre
o Livro
Sinopse
Do encontro entre um estudante angolano e uma jovem mongol, nos anos 60, em Moscovo, nasce um amor proibido.
Baseada em factos verídicos, ficcionados pelo autor, esta história põe em evidência a vacuidade de discursos ideológicos e palavras de ordem, que se revelam sem relação com a prática. Política internacional, guerra, solidariedade e amor, numa rota que liga um ponto perdido de África a outro da Ásia, passando pela Europa e até por Cuba. Uma viagem no tempo e no espaço, o de uma geração cansada de guerra num mundo cada vez mais pequeno.
Maravilhoso e comovente, este é um romance sobre o triunfo do amor, contra todas as vontades e todas as fronteiras.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoO Planalto e a Estepe
ISBN: 9789896603960
Edição: 03-2016
Editor: BIS
Idioma:
Português
Dimensões: 124 x 188 x 9 mm
Páginas: 192
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
É o primeiro livro que leio de Pepetela e devo dizer que estou abismada com o seu talento. É não só uma história sobre o paradigma do homem angolano em busca da libertação e afirmação identitária, num mundo que se bipolariza com o início da guerra fria, como também uma história de amor, de conflito e de como a política internacional, parecendo que não, tem a capacidade de erguer fronteiras entre pessoas que se amam. Um verdadeiro "wake-up call" para o mundo em que vivemos.
Foi o primeiro livro de Pepetela que tive a oportunidade de ler e, confesso, gostei bastante. O enredo está muito bem conseguido, as personagens têm profundidade e o contexto histórico-social está extremamente bem caracterizado, aliás, depois de investigar a biografia do autor, acabo por encontrar certas semelhanças entre o protagonista e o próprio autor, nomeadamente quanto aos seus desencantos (mais não digo para não estragar a história a quem vai ler).
É um livro doce que nos conta uma longa história de amor vivida por dois jovens estrangeiros que se conhecem em Moscovo. No entanto, toda a roupagem deste romance, sob o olhar pragmático e o sentido crítico de Pepetela, nos transporta para um momento de particular interesse da História do século XX. Muito bonito e muito agradável de ler!
Reler Pepetela é sempre comovente. Um retrato de uma Angola em plena luta pela independência. É também a história de um amor de juventude que não se consegue esquecer. Muito bom!