O Paraíso das Damas Livro
de Émile Zola
Sobre
o Livro
Sinopse
O Paraíso das Damas conta a história de Denise Baudu, uma jovem órfã de vinte anos que acaba de chegar a Paris, vinda da província, na companhia dos dois irmãos. Denise começa a trabalhar na loja de tecidos e confeções "Paraíso das Damas", um dos primeiros armazéns de Paris, uma loja em constante expansão sob a chefia do magnata Octave Moret.
No universo turbulento das grandes lojas de Paris, que começavam a revolucionar o comércio da época, o romance de Zola descreve uma cidade moderna, mostrando as mudanças de comportamento dos sexos e das classes.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoO Paraíso das Damas
ISBN: 9789722636193
Edição: 06-2013
Editor: Livraria Civilização Editora
Idioma:
Português
Dimensões: 149 x 210 x 28 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 408
Tipo de Produto: Livro
Coleção:
Novos Clássicos
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
Zola é um Mestre da Literatura e todos o sabemos, mas não basta ficar por esta informação genérica de cultura geral. Não, é necessário mergulhar nas suas obras e no seu Realismo cru, brutal e simultaneamente elegante. Não querendo ferir susceptibilidades, e muito menos olvidar nomes como o de Victor Hugo ou Balzac, Zola consegue descrever qualquer circunstância com inigualável paleta de cores e "O Paraíso Das Damas" é um belíssimo exemplo da sua genialidade. Melhor, dentro da sua vasta obra, só "A Taberna".
Este é um excelente livro, muito mais gentil na sua representação das classes trabalhadoras do que é habitual para Zola, embora o tema abrangente de uma grande máquina industrial de pessoas permaneça. Tem personagens muito bem conseguidas, pessoas boas, pessoas más e pessoas muito malcriadas. A BBC fez uma série maravilhosa com base neste romance, e foi uma das razões para ler este livro. Mostra os tempos de mudança e o aparecimento do consumismo, bem como uma história de amor diferente, com uma heroína que definitivamente não encaixa nos padrões de beleza.
Mergulho em tecidos, cores, movimentos, cidade parisense, elites e vaidades! Já faz 3 anos que li este livro e o que me ficou na memória não foi a história em si que Zola conta, mas a descrição de um Paris fabuloso, um Paris central, onde tudo nasce, onde tudo é possível! Isto é essencial em Zola, visto que ele leva um minucioso cuidado em descrever a época e do que ela era feita! Quem gosta de moda e da cidade das luzes deveria obrigatoriamente esta obra...colorida!
Este livro é mais um retrato magistral de Zola sobre a Paris do final do século XIX, de quando a Europa comandava o comércio mundial e todas as revoluções tecnológicas a que se assistiam naquela época de modificações sociais e económicas no esplendor do capitalismo industrial europeu.
Um clássico de Zola que muito bem reflete a realidade das vidas da época. Sem duvida uma leitura recomendável.