O Oriente no Ocidente

de Jack Goody

editor: Difel, abril de 2000
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A generalidade da teoria social europeia tem olhado para o Oriente como um mundo “estático” e “retrógrado”, um universo com instituições antiquadas e incapaz de se modernizar.
Eram essas as concepções de Marx e de Weber, desenvolvidas em plena idade de ouro do capitalismo e mais tarde propagadas pelos doutrinadores do “milagre europeu” ou da “singularidade europeia”.
Jack Goody mostra-nos como o eurocentrismo tem ecoado nessas análises, começando desde logo por demonstrar a ideia de uma racionalidade ocidental única e exclusiva, a qual terá permitido que “nós” (o Ocidente), e não “eles” (o Oriente), tenhamos tido acesso às transformações da época contemporânea.
O autor revisita, por exemplo, a ideia de uma contabilidade “racional” – considerada pela história económica e social como um traço intrínseco ao capitalismo – defendendo que pouco separa a história do Oriente e do Ocidente em termos de actividade comercial. Outros factores vulgarmente vistos como inibidores do desenvolvimento do Oriente, como o papel da família e as formas de trabalho, são também objecto de uma crítica sistemática e consistente.
O Oriente no Ocidente marca assim uma mudança fundamental na nossa visão global sobre a história das sociedades orientais e ocidentais.

O Oriente no Ocidente

de Jack Goody

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722904889
Editor: Difel
Data de Lançamento: abril de 2000
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 229 x 41 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 416
Tipo de produto: Livro
Coleção: Memória e Sociedade
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789722904889
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Jack Goody

Sir Jack Goody (1919 – 2015) foi um cientista social e antropólogo britânico. Professor na Universidade de Cambridge, foi eleito membro da Academia Britânica em e membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Em 2005 foi ordenado Cavaleiro do Império Britânico. Um dos mais reputados intelectuais do século XX, foi um dos críticos da visão eurocentrista da história.

(ver mais)
A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade

A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade

10%
Edições 70
20,70€ 10% CARTÃO
portes grátis
Robo De La Historia, El

Robo De La Historia, El

10%
Ediciones Akal
22,42€ 10% CARTÃO
portes grátis