O Meu Nome é Alice Livro
de Lisa Genova; Tradução: Elsa T. S. Vieira
Sobre
o LivroO mundo de Alice é quase perfeito. É professora em Harvard, vive com o marido uma relação que resiste à passagem dos anos, às exigências da carreira, à partida dos filhos. E tem também uma mente brilhante, admirada por todos, uma mente que não falha… Um dia porém, a meio de uma conferência, há uma palavra que lhe escapa. É só uma palavra, um brevíssimo lapso. Mas é também um sinal, o primeiro, de que o mundo de Alice começa a ruir.
Seguem-se as idas ao médico, as perguntas, os exames e, por fim, a certeza de um diagnóstico terrível. Aos poucos, quase sem dar por isso, Alice vê a vida a fugir-lhe das mãos. Ama o marido intensamente, ama os filhos, e todos eles estão ali, à sua volta. Ela é que já não está, é ela que se afasta, suavemente embalada pelo esquecimento, levada pela doença de Alzheimer.
O Meu Nome É Alice é a narrativa trágica, dolorosa, de uma descida ao abismo. É o retrato de uma mulher indomável, em luta contra as traições da mente, tenazmente agarrada à ideia de si mesma, à memória da sua vida, à memória de um amor imenso.
Decidi ler este livro por me interessar por este tipo de temas e doenças, gosto de tentar perceber o porquê e como é que acontecem estas doenças. Simplesmente adorei, já o li umas três vezes sempre com o mesmo interesse! Muito bom mesmo!
Decidi ler este livro, porque perdi um familiar com a mesma doença. Confesso que as expectativas eram altas e realmente não me desiludiu. Adorei! Viciante, do princípio ao fim. A história retrata na perfeição como esta doença nos transforma completamente e nos deixa incapazes, sem que possamos fazer nada... Recomendo a leitura!
Este é sem duvida daqueles livros que nos tocam profundamente. Pelo menos a mim. Parti para a leitura com a certeza de que iria gostar, mas foi muito mais do isso. Posso dizer que aprendi mais sobre uma doença que me deixa muito curiosa e que existe perto de mim. Acho que é um livro muito sincero! :)
Este é um romance profundamente tocante e comovente, que nos deixa a pensar que, um dia, todas as memórias queridas que guardamos podem desaparecer num piscar de olhos... No entanto, este livro faz-nos sorrir também quando observamos a força e a determinação de Alice, que a tornam, sem dúvida alguma, uma heroína. Este é um livro que todos deveriam ler!
Adorei o livro. É de uma leitura muito absorvente onde mostra a realidade da doença Alzheimer vivida tao precocemente,o que faz de uma pessoa tao ativa numa pessoa tao fragil e dependente. Recomendo sem duvida. Muito bom.
Uma história muito intensa, que nos envolve do princípio ao fim e que nos transmite a dura realidade da doença de Alzheimer. Aconselho vivamente este livro.
Um tema actual que nos faz pensar, aconselho a leitura...
Optei por ler o livro antes de ver o filme.Terminei-o e fiquei uns dias a absorvê-lo. O Alzheimer precoce existe e é aqui mostrado a público de uma forma muito humana. É destroçante, mas um livro obrigatório. Recomendo fortemente que não deixem de o ler.
Uma lição de vida, é muito bom e pode acontecer a qualquer pessoa vale a pena ler.
Quando um livro nos transporta para um mundo ainda desconhecido, a vida cerebral, o resultado só pode ser surpreendente e, também, detonador de uma reflexão sobre a doença de Alzheimer. Esta história de vida contada neste livro é marcante e não deixa ninguém indiferente. Recomendo muito este livro.
Aconselho vivamente a leitura do livro antes de ver o filme. Um carrossel de emoções. Sublime.
Fantástico...permite estar do outro lado. Importante para cuidadores, profissionais de saúde ou simples curiosos. Uma abordagem diferente, dilacerante, mas extremamente real. Uma escrita fluida e viciante. Aconselho vivamente.