10% de desconto

O Livro do Universo

A revelação do cosmos e a procura do outro

de Joaquim Fernandes
Editor: Verso da História, novembro de 2013 ‧
5,00€
10% DESCONTO CARTÃO
Venda o seu livro
Neste livro, Joaquim Fernandes, o homem, o filósofo, o historiador, busca na História as respostas à questão que lá no fundo todo o ser humano, de forma mais ou menos consciente, se coloca: quem sou eu no meio deste vasto universo conhecido? Uma leitura indispensável para todos aqueles que ousam questionar-se, um livro que os levará a não se sentirem sós nesta aventura do pensamento, talvez a aventura mais interessante que alguma vez possa ser vivida.

A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia antiga permanece intemporal e viva nos debates contemporâneos: «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa no quadro das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, uma após outra, no nosso planeta. O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

O problema essencial nas várias leituras e imagens desse “livro” das origens, no fundo, deste “Livro do Universo” tem a ver com o lugar da Humanidade, da sua razão de existir, do seu destino e finalidade na vastidão do Cosmos. Desde cedo esta interrogação emergiu no seio do pensamento filosófico universal antes de se transformar em tópico de investigação científica: a da identidade da espécie humana perante outras possibilidades e modalidades biológicas possíveis no universo. Primeiro, foram as elucubrações da Teologia, da Filosofia e da Literatura, que visaram responder ao desafio colocado pela consciência coperniciana; depois, à medida da consolidação do território da Ciência, autónomo da Filosofia, a busca do “Outro” adquiriu instrumentos cada vez mais sofisticados... e fascinantes.

O alvo deste livro é naturalmente bem mais modesto do que o inventário exaustivo dessa pergunta e propostas de resposta, residente no inconsciente humano desde que a razão habitou entre nós e se escreve a História. O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental racionalista das “Luzes”. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, do medievo, até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

Uma vez, num futuro indeterminado, mas certo, a natureza humana (ou as suas sucedâneas, seja que forma, estrutura e essência possam assumir...) virá a ser confrontada, pela primeira vez na sua história, com outras existências, realidades e dimensões exógenas, não-humanas, que muito provavelmente tornam anacrónico qualquer tipo de prognóstico ou antecipação das suas características. Poderemos dizer que assim deverá ser, não se sabendo quando.

Somos uma espécie de náufragos a bordo de uma jangada, mais ou menos esférica, que roda em torno da nossa estrela, mãe que nos alimenta. Até um dia…O estabelecimento de um “contacto”, por qualquer forma, por ora inimaginável, com o Outro, algures no cosmos sem limites, constituirá um momento único no processo civilizacional desta Humanidade e do seu processo de evolução. Talvez esse singular e extraordinário enlace venha a ser concretizado fora do nosso mundo, possa ser ele preservado ou não de alguma catástrofe natural ou outra, ou se e quando a cultura planetária se haja implantado, mais além das suas fronteiras originais, do seu berço, agora em oceanos outros, por outros Adamastores atormentados. Como qualquer criança, é legítimo pensar que um dia, a humana espécie acabe por abandonar o berço...

O Livro do Universo

A revelação do cosmos e a procura do outro

de Joaquim Fernandes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895549726
Editor: Verso da História
Data de Lançamento: novembro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 231 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789895549726

SOBRE O AUTOR

Joaquim Fernandes

Joaquim Fernandes está biografado no Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX (Porto Editora). Cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em História com a primeira tese sobre a temática extraterrestre em Portugal. Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias e o debate entre ciência e religião.
É membro de várias organizações internacionais e coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada, igualmente traduzidas para inglês, castelhano e francês.
Na televisão, é um dos coautores do guião do telefilme A Noite do Fim do Mundo, que retrata as reações em Portugal à aproximação do cometa Halley em 1910. Para a RTP2, coordenou a série temática Encontros Imediatos, dedicada ao fenómeno óvni em Portugal. Foi autor do guião e da apresentação do documentário As Faces de Fátima, produzido para o Canal História em 2017, e, no Porto Canal, coordenou a série Conversas do Centenário dedicada aos eventos aparicionais de Fátima.
Com uma vasta obra publicada, entre os seus títulos mais recentes contam-se História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas (2015), Portugal Insólito (2016) e, no domínio da ficção, os romances históricos O Cavaleiro da Ilha do Corvo (2008) e As Curandeiras Chinesas. Um motim que abalou a I República (2014).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU