O livro das receitas malucas
de José Jorge Letria; Ilustração: João Sampaio
Sobre
o LivroHá receitas normais e receitas malucas. Nas segundas cabe de tudo um pouco, desde ouriços-do-ar até bolas-de-Merlim, passando por beringelas magricelas e pastéis de nada. Uma coisa, porém, não pode faltar: o tempero forte da imaginação e do humor.
Coleção Oficina dos Sonhos - Livros para ler mais e melhor, livros para sonhar
Na coleção OFICINA DOS SONHOS, são livros o que construímos: livros para crianças e adolescentes. Obras que permitem aos mais jovens ler melhor, alimentar o seu imaginário e franquear as portas do sonho, sem deixarem de ter um pé assente na realidade. Livros que pais e educadores também quererão ler. Livros divertidos, livros com valores.
"Clássicos" da literatura infantil e juvenil; obras contemporâneas de grandes autores e ilustradores portugueses ou estrangeiros; álbuns para os mais pequenos - são estas as três linhas de trabalho da OFICINA, que sublinha outro dos seus propósitos: ajudar a crescer, contribuir para a formação dos que hão de tornar-se os leitores de amanhã. E isto num momento em que está em marcha o PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL), iniciativa governamental de relevo para a qual queremos contribuir com o nosso melhor. E, por isso, títulos desta coleção fazem já parte das listas do PNL para leitura orientada ou para leitura autónoma, em diversas faixas etárias.
Ler é crescer. Ler é aprender a comunicar e a intervir. Mas também a encontrar alternativas ao aqui e agora, através da ativação do imaginário. Estas são algumas das virtudes da leitura que o PNL vem enfatizar. Com os livros da coleção OFICINA DOS SONHOS pretendemos ir ao encontro destas e de outras questões suscitadas pelo desenvolvimento da literacia e das competências de leitura.
Direção da coleção José António Gomes
Direção artística António Modesto
"«O Livro das Receitas Malucas» é um volume de textos bem ilustrados e cativantes (pelo seu humor e pelo cómico de linguagem), que reclama a nossa receptividade de leitores para estes petiscos feitos de ludismo e fantasia e temperados (...) com jogos (...) que vão, certamente, agradar a miúdos e graúdos, num convite à degustação da criatividade linguística, que é um dos traços distintivos da obra."
in Primeiro de Janeiro das Artes das Letras