O Limiar da Sombra
de Joseph Conrad
Sobre
o Livro«Uma súbita comoção de ansiosa impaciência percorreu as minhas veias e deu-me uma tal sensação de intensidade de vida como eu nunca sentira até então.»
Escrito em 1915, O Limiar da Sombra é baseado em acontecimentos e experiências que Conrad vivera vinte e sete anos antes e aos quais regressava obsessivamente na sua escrita. Um primeiro comando de um jovem comandante traz consigo uma série de crises: um mar sereno, a tripulação doente e um primeiro-imediato tresloucado que está convencido de que o navio é assombrado pelo espírito tenebroso de um antigo capitão.
É realmente uma obra de súbita comoção, na qual Conrad consegue transmitir a pura intensidade de vida de um homem que, nas palavras do velho capitão Giles, está preparado para «enfrentar os seus erros, a sua má sorte, a sua consciência». Análise subtil e penetrante da natureza da Humanidade, O Limiar da Sombra investiga a masculinidade e o desejo num subtexto que contrapõe a superfície aparentemente convencional.
Não sendo das obras mais importantes de Conrad (O Coração das Trevas, Lord Jim, Acaso...) tem presente todos os predicados que fizeram deste um dos Grandes da literatura mundial, incluindo a sua temática preferida: o mar como cenário, um navio como palco, personagens intensas, misteriosas, de humanidade posta à prova. Lê-se de uma assentada. Gostei...