10% de desconto

O Império da Visão. A Fotografia no Contexto Colonial português (1860-1960)

de Filipa Lowndes Vicente
Editor: Edições 70, novembro de 2014 ‧
43,91€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Ao longo da segunda metade do século XIX, a fotografia surgiu como um instrumento central na definição de identidades nacionais, coloniais e individuais, e como nova forma de conhecimento e de comunicação. Entre os anos 1850 e os anos 1950, a fotografia foi mesmo o principal modo de tornar o mundo visível. Esta hegemonia da fotografia foi contemporânea da hegemonia do colonialismo da época, coincidência temporal que se reflectiu na estreita relação entre colonialismo e fotografia: nos modos como contribui para uma cultura colonial, por um lado, e, por outro, na forma como se tornou um dos objectos históricos daqueles espaços e lugares onde os vestígios materiais, visuais e escritos da experiência colonial portuguesa acabaram as suas viagens - os arquivos privados e públicos dos países que, no passado, foram metrópoles ou colónias. Hoje, os estudos sobre imperialismo reconhecem como, a par da documentação escrita, as imagens são determinantes para se compreender e estudar os impérios. Nos diferentes cruzamentos entre cultura visual e império, a fotografia ocupou um lugar central: como instrumento inseparável dos vários saberes científicos que usavam as colónias como laboratório; ao serviço da propaganda política do poder colonial; ou nos modos como foi apropriada pelos sujeitos colonizados, enquanto forma de resistência ou mesmo no forjar de identidades protonacionalistas; nos seus usos pessoais e íntimos. As potencialidades de reprodução das tecnologias fotográficas multiplicaram os seus usos e circulação. Em exposições coloniais, folhetos e postais, a ilustrar jornais, livros médicos, militares ou antropológicos. Com a participação de vários investigadores de diversas áreas e interesses, este livro constitui um contributo pioneiro e enriquecedor para o estudo da fotografia em contexto colonial.

O Império da Visão. A Fotografia no Contexto Colonial português (1860-1960)

de Filipa Lowndes Vicente

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724418117
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: novembro de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 212 x 277 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 470
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Fotografia
Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789724418117

Portugal no Mundo

Pedro Santos da Cunha

Muito interessante. Uma reportagem indispensável para se conhecer o Portugal de outrora.

Fabuloso

António Baptista

Fiquei dececionado quando o recebi. Estava à espera de um álbum de fotos de África colonial. Depois á medida que ía lendo o interesse ía aumentando. Afinal as fotos tem uma leitura muito para além da imagem. O porquê e o para quê das fotos naquele contexto. É um mundo a descobrir. É fabuloso. Recomendo sem reticências.

SOBRE O AUTOR

Filipa Lowndes Vicente

Filipa Lowndes Vicente é investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na área de história. O seu doutoramento, concluído na Universidade de Londres em 2000, deu origem ao livro Viagens e Exposições: D. Pedro V na Europa do Século XIX. Desde então, tem trabalhado sobre história intelectual, visual e colonial dos séculos XIX e XX, sobretudo na Europa e na Índia. Entre os seus temas de eleição, contam-se as viagens de pessoas, coleções, imagens e ideias em contextos coloniais; a história global do conhecimento escrito, visual e expositivo; a história da história, com especial enfoque na diferença étnica e de género: como é que a historiografia abordou as mulheres artistas dos séculos XVI ao XX, ou como é que os intelectuais indianos do século XIX escreveram sobre a Índia? Entre a sua obra publicada contam-se Outros Orientalismos: a Índia entre Florença e Bombaim (1860-1900), editado em Portugal, Itália e Índia, e O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960), que coordenou. Na Tinta-da-china, saíram o catálogo Aurélia de Sousa, Mulher Artista, 1866-1922 e Entre Dois Impérios: Viajantes Britânicos em Goa (1800-1940).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU