10% de desconto

Entre Dois Impérios

Viajantes Britânicos em Goa (1800-1940)

de Filipa Lowndes Vicente

editor: Tinta da China, janeiro de 2016
De um lado, a Índia britânica, no auge do seu projecto imperial; do outro, a Índia portuguesa, em declínio acentuado. Para os viajantes ingleses dos séculos XIX e XX, ir à «Índia do lado» significava transpor fronteiras espaciais e, sobretudo, temporais. Neste olhar estrangeiro sobre Goa, escritores, príncipes, governadores, burocratas e cientistas de nacionalidade britânica encaram o império colonial português como um exemplo a não seguir, sob pena de perderem eles próprios o controlo sobre os territórios indianos. Elucidativo e muitas vezes hilariante, este livro apelará a todos os que se interessam pela Índia e pela história dos impérios coloniais.

Entre Dois Impérios

Viajantes Britânicos em Goa (1800-1940)

de Filipa Lowndes Vicente

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896712945
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: janeiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 234 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Ásia
EAN: 9789896712945
e e e e E

Perspectiva

LUIS MIGUEL

Perspectiva de Goa pelo olhar dos estrangeiros, elucidativo do nosso já pequeno papel numa Indía britãnica hegemónica. Muito interessante de ler.

e e e e E

A arrogância e o preconceito "cega" .

Lucunga 1969

Interessante do ponto de vista do LusoTropicalismo; para ENTENDER NAS ENTRELINHAS. Para além da "extensão e profundidade" do seu Império, o que mais tem "incomodado" a "inteligencia" dos historiadores estrangeiros estudiosos da epopeia Lusa têm sido os aspectos das relações inter-raciais ou simplesmente raciais (versos LUSOTROPICALISMO) - porém... na necessidade mórbida de mal dizer (para equiparar a todos os outros Colonialismos - incluindo os seus) frequentemente entram em contradições flagrantes e óbvias... Sendo uma compilação de relatos de viagens / estadias é paradigmático da perspectiva estrangeira e da sua dificuldade de considerar dignos de igual consideração os "pigmeus" de Portugal...

Filipa Lowndes Vicente

Filipa Lowndes Vicente é investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na área de história. O seu doutoramento, concluído na Universidade de Londres em 2000, deu origem ao livro Viagens e Exposições: D. Pedro V na Europa do Século XIX. Desde então, tem trabalhado sobre história intelectual, visual e colonial dos séculos XIX e XX, sobretudo na Europa e na Índia. Entre os seus temas de eleição, contam-se as viagens de pessoas, coleções, imagens e ideias em contextos coloniais; a história global do conhecimento escrito, visual e expositivo; a história da história, com especial enfoque na diferença étnica e de género: como é que a historiografia abordou as mulheres artistas dos séculos XVI ao XX, ou como é que os intelectuais indianos do século XIX escreveram sobre a Índia? Entre a sua obra publicada contam-se Outros Orientalismos: a Índia entre Florença e Bombaim (1860-1900), editado em Portugal, Itália e Índia, e O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960), que coordenou. Na Tinta-da-china, saíram o catálogo Aurélia de Sousa, Mulher Artista, 1866-1922 e Entre Dois Impérios: Viajantes Britânicos em Goa (1800-1940).

(ver mais)
Goa Ida e Volta

Goa Ida e Volta

10%
Arranha-céus
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis