10% de desconto

O Homem em Busca de um Sentido

de Viktor E. Frankl
Livro eBook
editor: Lua de Papel, setembro de 2012
15,50€
13,95€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
VENDA O SEU LIVRO
Nos seus momentos de maior sofrimento, no campo de concentração, o jovem psicoterapeuta Viktor E. Frankl entregava-se à memória da sua mulher - que estava grávida e, tal como ele, condenada a Auschwitz. Conversava com ela, evocava a sua imagem, e assim se mantinha vivo. Quando finalmente foi libertado, no fim da guerra, a mulher estava morta, tal como os pais e o irmão. No entanto, ele alimentara-se de outro sonho enquanto estava preso, e, este sim, viria a realizar-se: projetava-se no futuro, via-se a falar perante um público imaginário, e a explicar o seu método para enfrentar o maior dos horrores. E sobreviver. Viktor E. Frankl sobreviveu. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração - a Logoterapia.

O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência - fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra na primeira parte a sua dramática luta pela sobrevivência. E na segunda, em breves páginas, sintetiza os mais de 20 volumes ao longo dos quais desenvolveu o seu método - aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.
Girassol wookacontece 426.jpg

Livros para quando se perde a fé (em Deus, no amor ou em si mesmo)

Perder a fé nem sempre significa deixar de acreditar em Deus. Às vezes, a primeira fé que se perde é em nós mesmos. Noutras ocasiões, o amor desmorona, a esperança dissolve-se e a literatura torna-se uma forma de presença — não nos salva, grita bem alto «presente».
Nestes momentos, não procuramos livros que ofereçam soluções, só compreensão. Por vezes, uma frase basta para nos sentirmos acompanhados. Outras vezes, precisamos apenas de uma página que não nos minta. O Homem em Busca de um Sentido, de Viktor E. Frankl O Homem em Busca de um Sentido é um desses livros inabaláveis. Escrito por Viktor E. Frankl, que sobreviveu a Auschwitz e viu desaparecer toda a sua família, carrega uma lucidez que recusa o desespero. Frankl não escreve para consolar: partilha o que descobriu no limite da existência — que o ser humano precisa de um «para quê», que o sentido não é um luxo, mas fator de sobrevivência.
A leitura deste livro não nos protege da dor. Proporciona-nos um mapa para seguir adiante, pois, mesmo no vazio, há possibilidade de reconstruir sentido. Nem sempre reencontramos Deus. Talvez encontremos a vontade de cuidar de alguém, de escrever ou, simplesmente, de não desistir. Ao longo do texto, Frankl descreve também a criação da logoterapia, uma abordagem terapêutica centrada no sentido da vida. O seu testemunho é, ao mesmo tempo, íntimo e universal, e permanece como um dos livros mais transformadores já escritos sobre sofrimento e transcendência. COMPRO NA WOOK! » O Abismo Vertiginoso, de Carlo Rovelli O Abismo Vertiginoso, de Carlo Rovelli, leva-nos noutra viagem: à natureza da realidade. Este é um livro que parece tratar de física e fala de desconcerto: do que escapa à lógica linear, das ligações invisíveis que nos constituem. Não há respostas absolutas, apenas um convite para aceitar a incerteza como parte da beleza do mundo.
Quando se perde a fé, este tipo de leitura afigurar-se-á um abrigo. Porque, por vezes, não queremos ser convencidos de nada; queremos apenas escutar uma inteligência que não nos simplifique. Rovelli constrói uma ponte entre ciência, filosofia e poesia, mostrando que a realidade, assim como a vida, não se revela em linhas retas, mas em relações e interações. É uma leitura desafiante e profundamente estimulante, que nos obriga a rever a ideia de «certeza». COMPRO NA WOOK! » Sobre a Morte e Morrer, de Elisabeth Kübler-Ross Sobre a Morte e Morrer, de Elisabeth Kübler-Ross, oferece-nos uma coragem rara: a de olhar o fim nos olhos. A sua abordagem às cinco fases do luto não é um protocolo emocional. É uma forma de dar espaço ao que mais nos assusta. Este livro não nos ensina a evitar a dor; mostra que ela tem lugar, tem tempo e um nome.
Para quem perdeu um amor, um futuro, um sentido, ler este livro será, quiçá, um ato de reconhecimento e, talvez, o primeiro gesto para aceitar que a dor também é uma forma de continuar a amar. A autora recorre a décadas de experiência com pacientes terminais, revelando a importância da escuta ativa e da presença humanizada nos momentos finais. O livro permanece atual e necessário, sendo usado em hospitais, centros de saúde e também fora deles como guia para compreender os nossos lutos. COMPRO NA WOOK! » O Teu Êxito é Inevitável, de Maïté Issa O Teu Êxito é Inevitável, de Maïté Issa, propõe uma mudança interior através da manifestação. Eis um livro que dialoga com a fé de forma distinta: diz-nos que somos cocriadores da realidade e que o pensamento pode ser moldado e transformado. Distante dos anteriores, todavia, aproxima-se deles ao afirmar que o sentido permanece possível, mesmo após a queda.
É um livro que não evita palavras e conceitos como «êxito» ou «abundância» e que também reconhece os bloqueios que nos impedem de os alcançar. Ao incluir exercícios práticos, não promete milagres; convida-nos a assumir uma postura ativa. Com uma linguagem acessível e motivadora, a autora estrutura o texto de forma progressiva, ensinando-nos a identificar crenças limitadoras e a substituí-las por narrativas internas mais férteis. Uma leitura que apela à ação e à responsabilidade pessoal, sem perder a dimensão espiritual. COMPRO NA WOOK! » O Pequeno Livro do Ikigai, de Ken Mogi O Pequeno Livro do Ikigai, de Ken Mogi, apresenta-nos uma filosofia japonesa centrada no propósito. Pequeno apenas no tamanho, este livro é uma entrada para uma vida mais silente e significativa. Começar pelas pequenas coisas, viver aqui e agora, encontrar harmonia — princípios aparentemente simples, talvez tudo o que nos resta quando o resto falha.
Fundamentado na observação da cultura japonesa e enriquecido por estudos em neurociência, Mogi introduz os cinco pilares do ikigai com delicadeza e precisão. Não se trata de uma fórmula de felicidade instantânea. Trata-se de um caminho feito de constância e atenção, no qual a beleza do quotidiano tem lugar. COMPRO NA WOOK! » Deixa Estar, de Mel Robbins Deixa Estar, de Mel Robbins, lembra-nos que há momentos em que a fé não regressa por esforço, e sim, pela rendição. O controlo apresenta-se como uma ilusão cansativa; muitas vezes, o maior ato de fé é permitir que a vida nos fale, em vez de tentarmos impor-lhe a nossa voz.
Baseado na chamada Teoria Deixa Estar, propõe uma nova abordagem ao bem-estar emocional: menos esforço, mais autenticidade. Robbins, conhecida pela clareza com que comunica ideias complexas, encoraja-nos a abandonar o que não nos serve e a recentrar a atenção naquilo que realmente controlamos — as nossas escolhas. Uma proposta prática e libertadora para quem já tentou tudo. COMPRO NA WOOK! » Estas obras não acarretam respostas definitivas, mas fazem-nos repensar. E, quando se perde a fé, isso pode bastar para que ela encontre caminho de volta — não como antes, mas com outra forma, outra designação. E talvez isso seja tudo o que precisamos em determinados instantes da nossa existência.

O Homem em Busca de um Sentido

de Viktor E. Frankl

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892319919
Editor: Lua de Papel
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 239 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789892319919

Um testemunho detalhado de uma experiência inacreditável

SPL

Todo o livro é um excerto que descreve as experiências que o autor testemunhou retido em campos de concentração. Sem nenhuma história ou ordem particular (não tem capítulos, apenas um texto corrido), relatando os vários acontecimentos chocantes que retratam em grande detalhe as condições desumanas que sofreu juntamente com outros prisioneiros que, ora perdiam a mente, ora perdiam a vida. Apesar de ser um neuropsiquiatra, não acresce o seu ponto de vista técnico nos seus relatos. Apenas mais tarde acaba por relacionar esta experiência com um tipo de terapia que desenvolveu com base naquilo que acredita que o fez sobreviver. Uma leitura bastante fluída mas conteúdo forte.

Muito interessante

Dora Alcaria

Frankl é um exemplo de Ser Humano e se todos pensassem e agissem como ele, certamente o mundo seria bem melhor. Qual é o sentido da nossa vida? É uma pergunta verdadeiramente importante e depois de ler este livro ainda sinto que é mais importante ter a noção do sentido da nossa vida, pois é fundamental para sobrevivermos a situações desafiantes. O autor descreve o que sentiram as pessoas no meio a tanto sofrimento e desolação, a forma tão diferente de cada Ser reagir à mesma situação de sofrimento. É um livro que já foi escrito há muitos anos, mas que continua tão atual e que nos pode ajudar a perceber que o que necessitamos para superar os obstáculos está dentro de nós. Dar um sentido a cada situação e ter um pensamento positivo são determinantes para vencermos os obstáculos da vida. Adorei o livro e recomendo.

Grande obra

Daysi

Livro envolvente, vale a pena ler e permiti-se encher de conhecimento

Vale a pena ler!

Beatriz

Qual é o sentido da nossa própria vida? - a pergunta que mais nos fazemos ao longo deste livro. Diferente do que eu esperava (achava que seria um livro essencialmente descritivo sobre os campos de concentração e o que lá se viveu) , acabou por ser um livro de reflexão sobre a logoterapia, uma forma de tratamento que eu desconhecia. Bom livro para fazer pensar.

5/5

CC

Este livro é considerado um clássico e não é por acaso. Não é grande e o conteúdo é deveras interessante e importante.

Intenso

Rute G.

O autor respondeu a muitas das minhas questões sobre o que teriam sentido aquelas pessoas em meio a tanto sofrimento e desolação. Aprecio o trabalho do Sr. Frankl e recomendo a todos a leitura desta obra.

Em busca de que sentido?

Fernando Vieira

O livro é, na minha opinião, não funciona numa linha muito linear. A experiência vivenciada pelo o autor, infelizmente, num campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial, é descrita sem grandes surpresas (isto para quem estudou esse episódio da história). Quanto à segunda metade sobre a logoterapia em si o/a leitor/a vai encontrar abordagens gerais sem grande contexto ou explicações.

Fabuloso!

Pedro Pereira

Um livro capaz de mudar uma vida. Sem dúvida um dos melhores alguma vez escritos.

O Livro com um Sentido

Elsa Sousa

Se me pedissem para aconselhar o livro que toda a gente deveria ler pelo menos uma vez na vida... sem dúvida que é ESTE!

Resiliência

PR

Incrível relato pelos olhos de um médico no campo de concentração. Para refletir o quanto somos abençoados e não damos valor.

O sentido

Tiago PM

O sentido de ler uma obra literária é sempre a de comunicar com a alma imortal de quem a escreveu - a de Viktor Frankl fala connosco de uma forma testemunhadora incrível, com a diferença de que nos arranha e escava em nós algo que não estamos à espera. Isso é uma bênção deste livro recomendadíssimo.

a importância de ter um propósito

cc

Introduz o conceito de logoterapia, de forma bastante clara, com exemplos, e de fácil entendimento. O autor conquista inicialmente pela narrativa e relato de experiências de sobrevivência no campo Auschwitz.

Oferta

CJ

Comprei o livro para oferecer. Lembrei-me que a pessoa em questão precisava de uma mudança de conteúdos literários e algo diferente do típico livro de auto-conhecimento. Logoterapia pode bem ser o começo, ou apenas um testemunho que vale a pena escutar.

Recomendo!

Cláudia Ferreira

Recomendo vivamente a leitura deste livro, pequeno, mas poderoso. Cheio de lições para nos mostrar que até nos dias mais cinzentos, mas situações mais difíceis, há sempre algo que nos acrescenta.

O que faz um homem não desistir!

João Lamoza

Se acha que a sua vida é demasiado difícil para ser suportada, conheça a história deste homem.

Um dos melhores livros que já li

João Carvalho

Fantástica descrição dos tempos passados nos campos de concentração por Viktor Frankl. Uma lição de vida sobre como obter sabedoria de tempos nos quais parece não existir esperança.

Obra pungente

Cândida Pinheiro

Recomendo esta obra a todos que estejam dispostos a aprender a serem pessoas melhores, pessoas decentes... Penso que este livro devia ser de leitura obrigatória na escola no secundário, com o devido acompanhamento por parte dos professores. Este livro, transmite valores, ensina_nos a sermos resiliêntes, a darmo-nos... Muito importante para a formação holística dos seres humanos. Importante relato histórico.

Recomenda a leitura

Vanda Santo

É um livro inspirador, que nos mostra que os recursos que necessitamos estão sempre dentro de nós. Ter um propósito e um pensamento positivo são determinantes para vivermos uma vida mais feliz e completa. Recomendo este livro.

Paciência!

Diogo Franco

Alerto para o facto de grande parte do livro ser composto por uma série de relatos vividos pelo autor, porém, dá-nos uma introdução poderosa para as tão desejadas ultimas páginas. Recomendo para quem não "está farto" de livros sobre relatos históricos, pois as primeiras 100 páginas são isso mesmo.

Um livro cheio de Sentido

Maria Melo

Um livro que nos ensina a perceber a importância de permitir que a vida nos mostre o sentido, aceitando que em cada situação existe um sentido para além do que muitas vezes a nossa consciência consegue perceber.

Leiam

Joana Duarte

Um livro que nos ajuda a reencontrar o nosso caminho. Algo que nos leva a ver mais longe. Recomendo

Sentido da Vida

Susana Durães

Apesar de ser um livro pequeno, não deixa de ser muito interessante. O autor descreve a sua experiencia de vida durante o Holocausto no entanto vai nos deixando algum conhecimento prático, fácil de aplicar no nosso dia a dia, quando estamos a passar momentos de sofrimento ou de perda. Para os amantes da Psicologia é uma livro a não perder.

Sentido para a existência

madalena

É um livro muito bom. Com uma escrita intensa mas simples, que nos permite compreender e empatizar. É impressionante o testemunho de quem viveu num campo de concentração e, ao mesmo tempo, a sua força praticamente sobre-humana de encontrar um ponto de equilíbrio que lhe permitiu manter a sua saúde mental e, portanto, a motivação necessária para de lá sair com vida e conseguir "arrastar" consigo outros quantos. A sua metodologia e experiência enquanto técnico dá-nos óptimas referências a todos. Também nós precisamos de um sentido para a nossa existência que nos conduza a vida. Recomendo muito a leitura.

O Homem em Busca de um Sentido

Fernanda Dias

"Fabulástico". Um Excelente Livro. Não conhecia muito da história do campo de concentração, mas quando conhecei a ler este livro, "apaixonei-me", MUITO BOM. Quando comecei a ler não consegui parar. Para quem está neste momento a passar por uma fase complicada, este livro é ótimo para ultrapassar o sofrimento.

Um livro baseado em fatos reais e que apela ao nosso desenvolvimento interior

Anabela A. Gomes

Um livro que toca o leitor, um livro que aborda os contornos horríveis dos campos de extermínio sob controle das forças ss , o nazismo, mas acima de tudo um manual de autopreservacao elaborado por um psiquiatra e neurologista. Este livro foi para mim um convite a relembrar a horrenda história de sofrimento pelos judeus face aos nazis, houve alturas em que simplesmente chorei ao ler estes relatos verídicos e chocantes do autor, mas acima de tudo um livro que nos faz refletir e apela ao nosso autodesenvolvimento interior.uma leitura excelente.

Uma fonte de inspiração

Patrícia P.

A forma como o autor descreve tudo o que viveu no campo de concentração e como conseguiu se adaptar e sobreviver a todo esse horror, é algo impressionante e muito inspirador. É um livro essencial para os apreciadores de psicologia e de literatura em geral.

SOBRE O AUTOR

Viktor E. Frankl

Viktor E. Frankl foi o fundador da escola psicoterapêutica chamada «Logoterapia e Análise Existencial», que é considerada por muitos autores como a «terceira escola de psicoterapia vienense», depois da Psicanálise de Sigmund Freud e da «Psicologia Individual» de Alfred Adler. É um dos autores e clínicos mais proeminentes da história da Psicoterapia e autor de algumas das reflexões mais originais sobre a condição humana. De origem judaica, nasceu em 1905 em Viena, tendo-se interessado desde muito cedo por Psiquiatria e Psicoterapia. Formou-se em Medicina na Universidade de Viena e especializou-se em Neurologia e Psiquiatria. Em 1942, Viktor Frankl, a mulher, Tilly, o irmão, Walter, e os pais, Gabriel e Elsa, foram presos e deportados para o gueto de Theresienstadt e mais tarde para Auschwitz. Os únicos sobreviventes foram Viktor Frankl e a irmã, Stella. Após a guerra, Viktor Frankl regressou a Viena, à prática psicoterapêutica e à carreira de docência universitária. Os seus livros conheceram um tremendo sucesso internacional, e foi Professor Convidado em universidades de todo o mundo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU