O Homem em Busca de um Sentido
de Viktor E. Frankl
Sobre
o LivroNos seus momentos de maior sofrimento, no campo de concentração, o jovem psicoterapeuta Viktor E. Frankl entregava-se à memória da sua mulher - que estava grávida e, tal como ele, condenada a Auschwitz. Conversava com ela, evocava a sua imagem, e assim se mantinha vivo. Quando finalmente foi libertado, no fim da guerra, a mulher estava morta, tal como os pais e o irmão. No entanto, ele alimentara-se de outro sonho enquanto estava preso, e, este sim, viria a realizar-se: projetava-se no futuro, via-se a falar perante um público imaginário, e a explicar o seu método para enfrentar o maior dos horrores. E sobreviver. Viktor E. Frankl sobreviveu. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração - a Logoterapia.
O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência - fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra na primeira parte a sua dramática luta pela sobrevivência. E na segunda, em breves páginas, sintetiza os mais de 20 volumes ao longo dos quais desenvolveu o seu método - aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.
Este livro é considerado um clássico e não é por acaso. Não é grande e o conteúdo é deveras interessante e importante.
O autor respondeu a muitas das minhas questões sobre o que teriam sentido aquelas pessoas em meio a tanto sofrimento e desolação. Aprecio o trabalho do Sr. Frankl e recomendo a todos a leitura desta obra.
O livro é, na minha opinião, não funciona numa linha muito linear. A experiência vivenciada pelo o autor, infelizmente, num campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial, é descrita sem grandes surpresas (isto para quem estudou esse episódio da história). Quanto à segunda metade sobre a logoterapia em si o/a leitor/a vai encontrar abordagens gerais sem grande contexto ou explicações.
Um livro capaz de mudar uma vida. Sem dúvida um dos melhores alguma vez escritos.
Se me pedissem para aconselhar o livro que toda a gente deveria ler pelo menos uma vez na vida... sem dúvida que é ESTE!
Incrível relato pelos olhos de um médico no campo de concentração. Para refletir o quanto somos abençoados e não damos valor.
O sentido de ler uma obra literária é sempre a de comunicar com a alma imortal de quem a escreveu - a de Viktor Frankl fala connosco de uma forma testemunhadora incrível, com a diferença de que nos arranha e escava em nós algo que não estamos à espera. Isso é uma bênção deste livro recomendadíssimo.
Introduz o conceito de logoterapia, de forma bastante clara, com exemplos, e de fácil entendimento. O autor conquista inicialmente pela narrativa e relato de experiências de sobrevivência no campo Auschwitz.
Comprei o livro para oferecer. Lembrei-me que a pessoa em questão precisava de uma mudança de conteúdos literários e algo diferente do típico livro de auto-conhecimento. Logoterapia pode bem ser o começo, ou apenas um testemunho que vale a pena escutar.
Recomendo vivamente a leitura deste livro, pequeno, mas poderoso. Cheio de lições para nos mostrar que até nos dias mais cinzentos, mas situações mais difíceis, há sempre algo que nos acrescenta.
Se acha que a sua vida é demasiado difícil para ser suportada, conheça a história deste homem.
Fantástica descrição dos tempos passados nos campos de concentração por Viktor Frankl. Uma lição de vida sobre como obter sabedoria de tempos nos quais parece não existir esperança.
Recomendo esta obra a todos que estejam dispostos a aprender a serem pessoas melhores, pessoas decentes... Penso que este livro devia ser de leitura obrigatória na escola no secundário, com o devido acompanhamento por parte dos professores. Este livro, transmite valores, ensina_nos a sermos resiliêntes, a darmo-nos... Muito importante para a formação holística dos seres humanos. Importante relato histórico.
É um livro inspirador, que nos mostra que os recursos que necessitamos estão sempre dentro de nós. Ter um propósito e um pensamento positivo são determinantes para vivermos uma vida mais feliz e completa. Recomendo este livro.
Alerto para o facto de grande parte do livro ser composto por uma série de relatos vividos pelo autor, porém, dá-nos uma introdução poderosa para as tão desejadas ultimas páginas. Recomendo para quem não "está farto" de livros sobre relatos históricos, pois as primeiras 100 páginas são isso mesmo.
Um livro que nos ensina a perceber a importância de permitir que a vida nos mostre o sentido, aceitando que em cada situação existe um sentido para além do que muitas vezes a nossa consciência consegue perceber.
Só o título diz tudo, um livro maravilhoso que nos faz reflectir.
Um livro que nos ajuda a reencontrar o nosso caminho. Algo que nos leva a ver mais longe. Recomendo
Apesar de ser um livro pequeno, não deixa de ser muito interessante. O autor descreve a sua experiencia de vida durante o Holocausto no entanto vai nos deixando algum conhecimento prático, fácil de aplicar no nosso dia a dia, quando estamos a passar momentos de sofrimento ou de perda. Para os amantes da Psicologia é uma livro a não perder.
É um livro muito bom. Com uma escrita intensa mas simples, que nos permite compreender e empatizar. É impressionante o testemunho de quem viveu num campo de concentração e, ao mesmo tempo, a sua força praticamente sobre-humana de encontrar um ponto de equilíbrio que lhe permitiu manter a sua saúde mental e, portanto, a motivação necessária para de lá sair com vida e conseguir "arrastar" consigo outros quantos. A sua metodologia e experiência enquanto técnico dá-nos óptimas referências a todos. Também nós precisamos de um sentido para a nossa existência que nos conduza a vida. Recomendo muito a leitura.
"Fabulástico". Um Excelente Livro. Não conhecia muito da história do campo de concentração, mas quando conhecei a ler este livro, "apaixonei-me", MUITO BOM. Quando comecei a ler não consegui parar. Para quem está neste momento a passar por uma fase complicada, este livro é ótimo para ultrapassar o sofrimento.
Sim,absolutamente fantastico, inspirador e psicologicamente didatico. Baseado em fatos reais , o leitor e convidado a ficar chocado, sensibilizado, ou mesmo indiferente, mas no fim, convidado a refletir sobre o sentido da vida, sobre a existencia Humana. A mesma, consegue existir nas piores condicoes. O conceito de Logoterapia. Ideal a meu ver para todo o tipo de publico.
Um livro que toca o leitor, um livro que aborda os contornos horríveis dos campos de extermínio sob controle das forças ss , o nazismo, mas acima de tudo um manual de autopreservacao elaborado por um psiquiatra e neurologista. Este livro foi para mim um convite a relembrar a horrenda história de sofrimento pelos judeus face aos nazis, houve alturas em que simplesmente chorei ao ler estes relatos verídicos e chocantes do autor, mas acima de tudo um livro que nos faz refletir e apela ao nosso autodesenvolvimento interior.uma leitura excelente.
A forma como o autor descreve tudo o que viveu no campo de concentração e como conseguiu se adaptar e sobreviver a todo esse horror, é algo impressionante e muito inspirador. É um livro essencial para os apreciadores de psicologia e de literatura em geral.