O Fogo e as Cinzas

de Manuel da Fonseca

editor: Editorial Caminho, dezembro de 1998
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

O Fogo e as Cinzas, publicado em 1951, é um dos mais significativos livros de contos da moderna literatura portuguesa, onde a arte de Manuel da Fonseca atinge a perfeita maturidade, revelando-se então um escritor de tendência regionalista e de funda preocupação humana, que retrata a vida pobre dos trabalhadores rurais das planícies alentejanas, dando especial realce à sua luta contra a injustiça. Os contos são acerca de um Alentejo dos anos 40 e 50, rústico e em decomposição. Eles nos falam das gentes de uma terra maravilhosa mas pobre: esse Alentejo de há muitas décadas, que assistia aos primeiros passos de um progresso lento.

O Fogo e as Cinzas

de Manuel da Fonseca

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722124317
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: dezembro de 1998
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 208 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722124317
e e e e e

Sempre é uma companhia.

Patrícia Pereira

Um dos contos que integra este livro é "Sempre é uma companhia" que retrata um Alentejo profundamente isolado, com gente trabalhadora num meio empobrecido e um protagonista, que vai evoluindo ao longo do conto. Impera sobretudo, nele, a solidão típica de muitas aldeias perdidas no interior do país. No entanto, um objeto quase mágico, trará ao protagonista e às gentes da aldeia de Alcaria uma lufada de vida e felicidade. Leiam e reflitam!

Manuel da Fonseca

Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém, em outubro de 1911. Poeta, romancista, contista e cronista, foi uma das figuras centrais do movimento neorrealista. A sua obra poética, o livro de contos O Fogo e as Cinzas e os romances Cerromaior e Seara de Vento destacam-se numa produção literária que teve sempre o Alentejo como pano de fundo. Faleceu a 11 de março de 1993, aos 81 anos.

(ver mais)
O Círculo Virtuoso

O Círculo Virtuoso

10%
Editorial Caminho
7,90€ 10% CARTÃO
O Cais das Merendas

O Cais das Merendas

10%
Dom Quixote
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis