O Afinador de Pianos Livro
de Cristina Norton
Sobre
o LivroDe Perón a Evita, passando por Franco e Salazar, Benjamin, um afinador de pianos madrileno, vê-se arrastado por acontecimentos políticos que o condicionam. A profissão leva-o a viajar até à Galiza nas vésperas da Guerra Civil espanhola. Separado da família durante os três anos que dura o conflito, a sua vida complica-se ao ponto de empreender uma fuga que o leva a uma Lisboa de espiões e de refugiados e, mais tarde, a Buenos Aires.
Com uma narrativa apaixonante, Cristina Norton envolve-nos numa história de encontros e desencontros, de amor e de guerra, onde quarenta anos de realidade histórica convivem com o imaginário latino-americano.
O humor e a ironia estão sempre presentes e os enredos picarescos das várias personagens imprimem ao livro um compasso de tango - sensual e provocador.
Ana Morgado, Agosto 2007
Uma história interessante que retrata o tempo em que é passada. A parte histórica podia ter sido mais aprofundada mas é uma leitura que recomendo.
Leitura fácil, tens interessante uma vez aborda acontecimentos reais. O romance das personagens também é interessante e surpreendente. Recomendo
Uma história de amor e fuga passada entre a guerra civil espanhola e a argentina também em ditadura. Uma história de encontros e desencontros que nos marca.
Um livro com uma narrativa muito rica, que nos envolve desde a primeira página até ao final. Retrata uma realidade histórica e actual, passando por vários conflitos políticos-sociais, onde decorre a vida das personagens (Benjamin e Ângela), o seu grande amor, os obstáculos com que se deparam, os seus dilemas morais. As vicissitudes de uma época conturbada, mas em tudo igual aos nossos dias. Uma história de pessoas comuns. Recomendo!
Uma história de amor e fuga, que leva as personagens desde Espanha, em plena ditadura franquista, a Portugal onde o clima Salazarista é pouco melhor, até à Argentina, onde irão atravessar mais de trinta anos de ditadura e violentos conflitos político-sociais. Gostaria de ter visto o contexto histórico abordado com maior profundidade, assim como a envolvência das personagens na profusão de acontecimentos a que assistiram. Contudo, o livro mantém um bom ritmo, a narrativa é clara e fluída, e está repleto de particularidades curiosas acerca dos ditadores envolvidos. Faltou-lhe alguma adrenalina, mas penso que é um bom livro para quem esteja a pensar iniciar-se em leituras deste contexto, aprende-se sempre mais alguma coisa sobre as personalidades que têm vindo a desenhar o mapa a a história do nosso mundo. Também o desenvolvimento pessoal das personagens foi morno, e confesso que não estava a contar com aquele final. Mas, goste-se ou não, foi um bom final.
Gostei do livro! Tem uma história com um conceito bastante interessante, apesar de poder ter sido melhor explorado! No entanto, recomendo a leitura desta história que nos faz refletir sobre as adversidades da vida!
Esta obra relata a viagem inesperada de um "Afinador de Pianos" que até então vivera pacatamente em Londres, até à Birmânia, agora Myanmar, onde se depara com algumas dificuldades. É um relato ainda muito atual com que muita gente, especialmente os portugueses, se irá identificar. Daqueles romances que nos prendem e não nos deixam parar!
Um retrato das dificuldades dos emigrantes.... Um retrato em muito tão atual. Adorei o livro.
Muito interessante este relato da vida de um afinador de pianos com várias reviravoltas e um final surpreendente. Um retrato fiel das dificuldades por que passam muitos emigrantes.
Muito interessante este relato da vida de um afinador de pianos com várias reviravoltas e um final surpreendente. Um retrato fiel das dificuldades por que passam muitos emigrantes.