Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 8. Leiria

de Saul António Gomes

editor: Palimage, dezembro de 2009
VENDA O SEU LIVRO i
Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas podem concorrer (...) para a identificação de sítios e lugares que albergaram pequenas comunidades humanas, inseridas em configurações de espaços físicos, etnográficos, económicos, político-admi­nistrativos, culturais, mentais, hagiográficos que, eventualmente, continuamos a desconhecer e que, no entanto, suportam o corpo e a alma do Portugal mais profundo.

Neste livro apresenta-se, numa edição científica aces­sí­vel a um público geral, as principais notí­cias e memórias descritivas do Século XVIII re­lativas a 22 antigas freguesias que, ainda hoje, integram o Concelho de Leiria. Trata-se de um género de fontes altamente privilegiadas para o conhecimento da história desta região alto-­estremenha. Fontes documentais produzidas numa Centúria que se revelou decisiva nos destinos históricos dos Lei­rienses como se ates­ta tanto pela informação compre­endida nesses textos arquivísticos, como pelos valiosos lega­dos arquitectónicos e artísticos então er­guidos e que são, na simbiose inconsútil do texto escri­to e do texto artístico, a expressão maior da identi­dade cultural deste território e das suas gentes.

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 8. Leiria

de Saul António Gomes

ISBN: 9789728999742
Editor: Palimage
Ano: 2009
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 230 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 552
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789728999742
Saul António Gomes

Saul António Gomes nasceu em Leiria, em 1963. Doutorado em História, leciona na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Membro Correspondente da Academia Portuguesa da História. Foi Prémio Gulbenkian de Ciência, em 1999, pela sua obra, em coautoria com Cristina Pina e Sousa, Intimidade e Encanto. O Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Cós (Alcobaça). Recebeu, em 2005, a Medalha de Honra (grau ouro) atribuída pelo Município da Batalha. Sobre a região alto-estremenha publicou, entre outras obras, O Mosteiro de Santa Maria da Vitória no Século XV, Vésperas Batalhinas. Estudos de História e Arte, Introdução à História do Castelo de Leiria, Porto de Mós. Colectânea Documental e Histórica. Séculos XII a XIV e In Limine Conscriptionis. Documentos, Chancelaria e Cultura no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

(ver mais)