10% de desconto

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 1. Viseu

de João Nunes de Oliveira

editor: Palimage, dezembro de 2005
VENDA O SEU LIVRO i
Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas podem concorrer (...) para a identificação de sítios e lugares que albergaram pequenas comunidades humanas, inseridas em configurações de espaços físicos, etnográficos, económicos, político-administrativos, culturais, mentais, hagiográficos que, eventualmente, continuamos a desconhecer e que, no entanto, suportam o corpo e a alma do Portugal mais profundo.
De entre as várias obras histórico-descritivas surgidas no século XVIII, destacam-se as Memórias Paroquiais por constituírem uma fonte de inquestionável importância, dada a riqueza informativa que encerram, resultante das respostas dos párocos de cada paróquia ao Inquérito lançado por D. José I em 18 de Janeiro de 1758.
Trata-se de uma obra de leitura estimulante, que nos permitiu um melhor conhecimento histórico e uma melhor compreensão da realidade das paróquias e freguesias que hoje constituem o concelho de Viseu, pela multiplicidade de matérias que integra e que interessam a vários domínios do saber. Nelas encontrámos, por exemplo, dados sobre os efectivos populacionais, a economia, o património agrário, a sociedade, as instituições, assim como sobre as igrejas, capelas e mosteiros daquele tempo, não faltando ainda informações sobre as potencialidades e utilidade das serras e dos rios que nas mesmas paróquias existem.

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 1. Viseu

de João Nunes de Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728999018
Editor: Palimage
Data de Lançamento: dezembro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 228 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 276
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789728999018