No palco da memória Livro
de Carmen Dolores
Sobre
o Livro«Nunca pensei escrever um segundo livro de memórias, embora o primeiro tivesse como título Retrato inacabado. No entanto, o tempo foi passando e comecei a anotar numa espécie de diário o que me ia acontecendo, o que ia observando, o que me despertava mais interesse… e assim surgiu este No palco da memória, para que fique um registo daquela que ainda sou, uma referência aos trabalhos em que fui participando, e até um recordar do que se escreveu a meu respeito.»
Eis uma voz única, a de Carmen Dolores, que nos entrega aqui, desta vez por escrito, um testemunho precioso de uma longa vida em que o Teatro desempenhou um papel decisivo. Cruzamento de passado e presente, de memórias e vida, de vozes e de silêncios, esta é também a história de uma mulher e do seu tempo, história que ela tornou exemplar pelo empenho e sensibilidade com que sempre a viveu.
Conheci a Carmen Dolores por meio do livro Brazilian Tales. Fiquei encantada pelo seu trabalho, seus filmes e seu modo de pensar e toda sua sensibilidade. A Porto Editora esta de parabéns ao lançar esta obra.
Carmen Dolores, uma das maiores actrizes de sempre do Teatro português, lança um segundo livro de memórias, depois de Retrato Inacabado (1984). Recordando a sua família, onde já brotava a paixão pela arte de representar, a actriz percorre a sua vida pessoal e profissional, evocando pessoas, peças e momentos de uma longa vida dedicada à rádio, ao cinema, à televisão e, acima de tudo e sempre, ao palco. Reflectindo sobre o seu trabalho, os actores, a técnica e o público, temos um livro de leitura obrigatória para todos os que pretendem abraçar a representação. De destacar, a publicação de um inédito do poeta Alexandre O’Neill, oferecido à actriz e escrito após assistir a uma sua actuação.