10% de desconto
Livro eBook
editor: Contraponto Editores, junho de 2017
Guia de sobrevivência no mundo moderno
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
Em 1969, o mundo assistiu com emoção à chegada do homem à Lua através da maravilhosa «caixa mágica». Hoje, ao ligarmos um televisor, percebemos que, depois de um gigantesco salto, demos um valente trambolhão. Na era da pós-verdade e dos factos alternativos, todos os dias parecem 1 de Abril. Programas matinais promovem adivinhos e feitiços contra o mau-olhado, documentários legítimos misturam-se com outros onde aprendemos que as pirâmides foram construídas por extraterrestres e nos intervalos publicitários brindam-nos com alegações de saúde mirabolantes.

«Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias.» A frase é do grande cientista - e céptico - Carl Sagan e conduz ao objetivo deste livro: promover o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico.

- Os alimentos ditos naturais, que também contêm químicos, são mais seguros?
- Será que o destino está escrito nas estrelas e nas cartas de tarot?
- Devemos ter medo das vacinas e proibir os organismos geneticamente modificados?
- Será que no antigo Egipto não existia já tecnologia para construir as pirâmides?

Somos diariamente confrontados com todo o tipo de afirmações. Muitas parecem ser científicas, mas as aparências iludem. Das dietas milagrosas à homeopatia, das pulseiras do equilíbrio à adivinhação, das teorias da conspiração, dos malefícios do glúten ou das vacinas às curas para o cancro, passando pelo não-jornalismo de base científica ou pseudocientífica, esta obra aborda dezenas de situações de cariz duvidoso.

E oferece respostas: dá dicas para pensar como um cientista, desenvolver postura céptica e pensamento crítico. Para que não se deixe enganar.

Este livro é uma peça absolutamente fundamental para as nossas vidas de todos os dias e para não sermos enganados.
João Gobern, Antena 1

«O livro reúne temas e situações que mostram como, em muitos casos, andamos mesmo a ser enganados e é uma boa ferramenta para saber como nos orientarmos nesta selva de informações deturpadas.»
Catarina Fonseca, Activa

«Contraria muitas teorias da conspiração e muitas certezas da pseudociência.»
Rita Caetano, Saber Viver

Einstein disse que a ciência é “a coisa mais preciosa que temos”. A defesa da ciência, perante as suas várias e sedutoras ameaças, é a defesa do melhor da humanidade. É isso que é feito neste livro. E é isso aliás o que os autores tem feito no quadro da COMCEPT, ao longo dos últimos anos.
Carlos Fiolhais e David Marçal, no prefácio

A COMCETP tem tido uma actividade consistente e persistente ao longo dos anos na defesa da ciência e do pensamento racional, que tem neste livro um excelente corolário.
Carlos Fiolhais e David Marçal, no prefácio

Não se Deixe Enganar

de Diana Barbosa, Leonor Abrantes, Marco Filipe e João Lourenço Monteiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896661489
Editor: Contraponto Editores
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 235 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Outras Ciências Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789896661489
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Alimenta o cepticismo que há em ti

ASilvestre

Todas épocas têm os seus vendedores da banha da cobra. A nossa época não é diferente e a banha da cobra é vendida abundantemente. Este livro é um precioso antídoto contra esses vendedores e contra a intrujice em geral. Fornece-nos as ferramentas para fortalecer o pensamento crítico e imunizar-nos das pulseiras mágicas, da história das vacinas que provocam o autismo, as plantas transgénicas etc.

e e e e E

A ironia das ilusões

AS

Para além do interesse óbvio pelos temas e das informações francamente úteis, há a salientar as histórias por vezes incríveis, testemunho da crendice tão repetida.

e e e e e

Elucidativo

PP

É mesmo bom saber a realidade por trás destes assuntos! Leitura fácil e agradável! Recomendo.

De Passagem

De Passagem

10%
Assírio & Alvim
11,10€ 10% CARTÃO