Mulheres sem Nome
de Martha Hall Kelly
Sobre
o LivroInspirado nas memórias verídicas de uma heroína da Segunda Guerra Mundial, este romance conta-nos uma história de amor, redenção e de segredos que estavam escondidos há décadas. Vivendo na alta sociedade de Nova Iorque, Caroline Ferriday não tem mãos a medir com o seu cargo no consulado francês e um novo amor no horizonte.
Mas o seu mundo muda para sempre quando o exercito de Hitler invade a Polónia em setembro de 1939 - e começa a ameaçar a França. No outro lado do oceano, Kasia Kuzmerick, uma adolescente polaca envolvida no movimento clandestino da resistência, pressente que a sua vida de adolescente despreocupada está a chegar ao fim. Num ambiente tenso e alerta, com vizinhos desconfiados, um passo em falso pode ter consequências terríveis.
Para a jovem médica alemã, Herta Oberheuser, um anúncio governamental parece-lhe a melhor oportunidade para construir a sua carreira e deixar a sua vida destruída para trás. No entanto, assim que é contratada dá por si aprisionada num universo de homens, dominado por segredos e pelo poder nazi.
As vidas destas três mulheres entram em colisão quando o impensável acontece e Kasia é enviada para Ravensbrück, o conhecido campo de concentração nazi para mulheres. As suas histórias atravessam continentes - de Nova Iorque para Paris, Alemanha e Polónia - enquanto Caroline e Kasia lutam para trazer justiça àqueles que foram esquecidos pela História.
Publisher's Weekly
«Uma história poderosa para todos os leitores... Marta Hall Kelly traz aos leitores um vislumbre em primeira mão das memórias mais assustadoras da história. Um romance que dá vida àquilo que as mulheres sofreram... Deixou-me em lágrimas.»
San Francsico Book Review
«Devastador... Mulheres sem Nome é radiante.»
People
«"Cinemático" e "épico" segundo Elle Jours... A vida de três mulheres completamente diferentes, no cenário da Segunda Guerra Mundial, e a sua queda inevitável... são brilhantemente recordadas neste romance de estreia.»
Elle
Primeiro favorito do ano. 5 estrelas sem hesitação nenhuma e vai juntar-se aos meus outros favoritos sobre este tema. Foi um mês duro, com muitos livros sobre Segunda Guerra Mundial, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Não é fácil ler sobre Guerra no meio de uma pandemia e de um estado de emergência. Mulheres sem Nome é inspirado numa história verídica sobre uma heroína, Caroline Ferriday, e tudo aquilo que dedicou e conquistou na sua vida a ajudar os outros, a ajudar as vítimas da guerra e a ajudar principalmente Mulheres. Através da vida de 3 mulheres muito diferentes, com nacionalidades diferentes e vivências de guerra muito diferentes, o livro aborda não só a Guerra como o Pós Guerra, que nem sempre é tão falado e que não foi certamente um mar de rosas depois de todas as marcas deixadas tanto a nível psicológico como a nível físico, tanto no dia a dia de cada país em vivências que nunca mais voltaram a ser as mesmas. É muito rico do ponto de vista psicológico, muito sobre as mulheres, o amor, a liberdade, luta pela sobrevivência, a coragem, as segundas oportunidades, mas também sobre a cobardia e a crueldade. Sobre Ravensbrück único campo de concentração exclusivamente para mulheres e sobre a irmandade e amizade que se criou entre elas.
Mais uma história arrepiante do sofrimento existente durante uma época horrorosa, que foi a 2ª Guerra Mundial, mas a coragem e vontade de sobreviver existe.
Muito bom! Vale a pena.
A história de três mulheres antes, durante e depois da 2ª Guerra Mundial; sem (aparentemente) nada a ver umas com as outras e cujas vidas se interligam. Como é que não descobri este livro há mais tempo???? É mesmo excelente, adorei!
Um excelente presente de aniversário
Por muitos livros que tenhamos lido sobre a WWII, há sempre novas perspectivas a considerar, a descobrir. Embora seja um romance, baseou-se na vida real de uma jovem rica e filantrópica que dedicou boa parte da sua vida a ajudar outros. Neste caso, outras...as "coelhas". Embora as restantes personagens sejam responsabilidade da autora estas baseiam-se em relatos históricos de algumas das "coelhas" que sobreviveram ao inferno.
Retrata de forma real a realidade devastadora que se viveu no período da Segunda Guerra Mundial. Com especial foco nos momentos passados pelas prisioneiras nos campos de concentração, este livro foca com grande pormenor as atrocidades lá vividas. É, sem dúvida, um período marcante na história mundial que não deve ser esquecido e que aqui é relatado fazendo-nos entrar nesta triste realidade. Conseguimos através deste livro perceber de forma quase real o medo, as torturas e os casos de stress pós traumático vivido naquela altura. Recomendo vivamente a todos e, em especial, a quem se interesse por este período da história.