Mulheres Fora da Lei
de Anabela Natário
Venha conhecer as maiores criminosas dos últimos três séculos em Portugal
16,60€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
Cuidado com elas! São 23 mulheres, desde assassinas a vigaristas e gatunas. Uma desfez-se do marido, servindo-lhe um prato de arroz temperado com arsénio ao jantar. Outra, seguindo um plano mais elaborado, temperou um clister com a mesma intenção. Uma terceira ia buscar crianças para adotar e desfazia-se delas, asfixiando-as com uma tira de pano.
Menos violentas, mas não menos criminosas, são as larápias de mão leve, algumas verdadeiras figuras públicas, cujas aventuras nos dão a conhecer o Portugal de outros tempos. Mulheres Fora da Lei convida-nos a viajar pela vida das maiores criminosas dos últimos três séculos. E só o facto de já estarem todas enterradas no passado nos deixa alguma tranquilidade.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Mulheres Fora da Lei
ISBN
9789897730573
Editor:
Desassossego
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 231 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
304
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> História
> História em Geral
achei muito exaustivo, dialogo totalmente fora de época e foge muito à ideia original
Tenho sempre alguma resistência em ler autores portugueses e a razão para isto é porque, na minha opinião, os autores portugueses não escrevem de forma contemporânea e acessível, para um mero mortal. Na minha opinião, a maioria dos autores portugueses pensa que escrever é um acto de superioridade, para determinados escalões da sociedade e para determinados tipos de inteligência que eles querem atingir. Estava bastante interessada em ler este livro e comecei com a força toda mas à medida que ia avançando tonava-se cada vez mais difícil por múltiplas razões: prosa constantemente cortada com ideias que não interessavam para a narrativa, uma escrita desactual que se encaixava nos documentos que a autora utilizou para fundamentar a sua pesquisa mas que depois não “cortava” para que o leitor compreendesse a história, utilização de palavras que caíram em desuso há muito tempo e que actualmente ninguém conhece o seu significado (temos que andar com um dicionário ao lado), entre outras. Não estamos no século XVII, XVIII ou XIX, estamos no século XXI, vamos escrever como se escreve, vamos deixar de pseudo-intectualismos, vamos deixar de pensar que escrever é para um ser superior e a compreensão para um ainda mais superior, vamos deixar de pensar que escrever de forma encriptada é a “linha que separa” o inteligente do comum.
Gostei do livro. Achei interessante porque gosto de conhecer histórias de outros tempos. Gostei do facto de cada história ser autónoma, mas ao mesmo tempo complementar das outras.
Adorei conhecer estas histórias de mulheres que se destacaram pelos piores motivos. Muito bom.
Cada capítulo é uma história, que pode ser lida em separado. É interessante ficar a conhecer um pouco mais o sistema de justiça e a aplicação da lei, a partir dos casos específicos destas criminosas portuguesas de tempos pretéritos.
Para quem gosta de história, esta é uma visão muito particular. Centrado em personagens femininas com vidas marcadas pelo crime, dá-nos uma visão diferente das mulheres portuguesas que ficaram na história... Neste caso não pela fama, mas pela infâmia. De fácil leitura...