10% de desconto

Morreste-me

de José Luís Peixoto
Editor: Quetzal Editores, setembro de 2021 ‧
14,40€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Morreste-me, texto que deu a conhecer o jovem escritor José Luís Peixoto, é uma obra intensa, avassaladora e comovente: é o relato da morte do pai mas, sobretudo, o relato do luto, e ao mesmo tempo uma homenagem, uma memória redentora.
Toda o livro é um diálogo com o pai e a sua ausência, apelando tanto aos motivos da recordação como da necessidade de sobreviver à perda.

Foi durante esse doloroso luto, mergulhado em sofrimento mas, também, transportado por uma melancolia salvadora, que José Luís Peixoto escreveu um livro que se tornou referência para leitores em todo o mundo que, partilhando ou não a sua experiência, se reconhecem numa obra intensa, poderosa, cheia de ternura e compaixão. Raramente a literatura portuguesa produziu um livro tão partilhado.
RealGabPortleitura Mayumi Ishikawa_640.png

Que autores portugueses se lê no Brasil?

Conhecemos bem os artistas brasileiros que fazem sucesso por cá. Das telenovelas baseadas em livros de Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Érico Veríssimo ou Nélson Rodrigues, aos músicos escritores, como Chico Buarque ou Caetano Veloso, passando pelas novas vozes da ficção brasileira, como Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Aline Bei, Mariana Salomão Carrara ou Raphael Montes e terminando em escritores brasileiros que até vivem por cá, como Rafael Gallo ou Tatiana Salem Levy, a literatura brasileira, felizmente, salta à vista nas prateleiras das livrarias portuguesas.
Mas será que o inverso também acontece? Serão os nossos irmãos tropicais recetivos à literatura portuguesa contemporânea? Aproveitando uma recente viagem ao Brasil, fizemos essa pergunta a vários amigos de lá. Alguns, escritores, já contávamos que nos respondessem que sim, mas outros, menos chegados às letras, surpreenderam com os nomes que conheciam. Embora o fluxo artístico, como aliás há muito acontece, não se dê no mesmo volume entre cá e lá, a verdade é que também não é tão desigual quanto se crê. Nas livrarias brasileiras (e que livrarias!) a estante dos tugas não se limita a Pessoa e Saramago.
VALTER HUGO MÃE Valter Hugo Mãe é o escritor que mais nos referiram quando falámos de literatura portuguesa. O Filho de Mil Homens, A Desumanização, As Doenças do Brasil… até aos livros ilustrados e a Contra Mim, de perfil autobiográfico, são alguns dos muitos títulos mencionados. O autor vai ao Brasil com frequência e enche salas com leitores que conhecem bem a sua obra. Nas livrarias, os seus romances estão em destaque, muitas vezes próximos de grandes autores nacionais. Sendo um dos grandes preferidos também cá em casa, ficámos muito felizes com este reconhecimento. Valter Hugo Mãe tem aquele dom de tornar as narrativas expansíveis a vários momentos e espaços, fá-lo com grande mestria e talvez por isso seja tão querido naquele país. COMPRO NA WOOK! » AFONSO CRUZ Afonso Cruz é outro dos grandes destaques portugueses nas livrarias brasileiras. Muitos nos referiram o final de Para Onde Vão os Guarda-Chuvas como um dos momentos mais tensos e brilhantes que viveram ao ler um livro. Afinal, como bons sentimentais que somos, portugueses e brasileiros só se poderiam emocionar em conjunto com aquela história. Mas também Vamos Comprar Um Poeta faz o seu caminho pela Tropicália, bem como Nem todas as baleias voam e O Vício dos Livros, uma novidade que víamos várias vezes por lá. COMPRO NA WOOK! » JOSÉ LUÍS PEIXOTO Também José Luís Peixoto tem um cantinho no coração dos brasileiros. Um dos nossos autores preferidos, por isso estávamos sempre de olho a ver se o víamos surgir numa estante ou numa conversa. E a verdade é que sim, o autor de Morreste-me é muito lido e reconhecido no Brasil, país onde vai várias vezes nas suas viagens pelo mundo. Quem já esteve com ele em alguma feira literária ou apresentação, fala-nos sempre de uma pessoa amável, que escuta e que está sempre disposto a conversar sobre livros. Confirmamos! Que bom ver tantas das suas obras por lá publicadas, nomeadamente Almoço de Domingo e Galveias. COMPRO NA WOOK! » DULCE MARIA CARDOSO Dulce Maria Cardoso e o seu O Retorno habita em muitas livrarias, bem como a Ecologia de Joana Bértholo. O Verão Selvagem dos Teus Olhos, de Ana Teresa Pereira e Baiôa Sem Data para Morrer, de Rui Couceiro, ambos livros que muito nos agradam, também por lá andavam. COMPRO NA WOOK! » Gonçalo M. Tavares Finalmente (ou talvez devêssemos ter referido em primeiro lugar), Gonçalo M. Tavares mora num lugar especial do coração dos brasileiros. Com vários livros publicados no país, não é de estranhar que um dos autores portugueses mais publicados no estrangeiro faça o seu caminho também no país com mais falantes de língua portuguesa no mundo. E foi mesmo um livro de Gonçalo M. Tavares que sugerimos a quem nos pediu uma recomendação de letras lusas: Aprender a Rezar na Era da Técnica, uma das melhores leituras dos últimos anos. COMPRO NA WOOK! »

Morreste-me

de José Luís Peixoto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897226809
Editor: Quetzal Editores
Data de Lançamento: setembro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 205 x 12 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de José Luís Peixoto
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897226809
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Poético

Andreia Vaz

Um livro profundo, de leitura fácil e até rápida, capaz de nos deixar a pensar "e quando foi/será com um dos nossos?".

Simples e Intenso

Sara Alves da Silva

A perda de um ente querido, as memórias, o tempo perdido, o tudo de um vazio que fica na dor que se sente, é nesta obra escrito de uma forma simples e intensa. Uma obra que nos leva a mergulhar na intensidade do que é sentir algo do qual não podemos fugir.

SOBRE O AUTOR

José Luís Peixoto

José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974.
É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.
Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d'Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com Galveias. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro Gaveta de Papéis recebeu o Prémio Daniel Faria e A Criança em Ruínas recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012, publicou Dentro do Segredo, Uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas. As suas mais recentes obras são Autobiografia (2019), na prosa, e Regresso a Casa (2020), na poesia.
Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas.
Para saber mais sobre o autor: https://www.joseluispeixotoemviagem.com

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU