10% de desconto

Monadologia

de G. W. Leibniz; Tradução: Adelino Cardoso

editor: Edições Colibri, dezembro de 2016
VENDA O SEU LIVRO i
A Monadologia é a obra emblemática de Leibniz, na qual o autor retoma e reformula o núcleo da sua filosofia, na procura de um suplemento de beleza e coerência. Mónada significa unidade de uma multiplicidade infinita de fenómenos que constituem o mundo actual. Assim, cada mónada realiza uma nova possibilidade do mundo comum, regulado pela expressão recíproca de todas as coisas.

O universo monadológico forma uma escala harmónica, em que tudo se faz por graus, sem ruptura do continuum, mas procurando sempre um estado de maior perfeição.

Monadologia

de G. W. Leibniz; Tradução: Adelino Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896896355
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: dezembro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 214 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 70
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789896896355
G. W. Leibniz

Gottfried Leibniz (1646-1716) doutora-se aos 19 anos em Direito e dedica grande parte da sua vida à carreira política e diplomática. Depois de conhecer Pascal, dedica-se também à matemática, e é o inventor (simultaneamente com Newton) do cálculo infinitesimal. A filosofia de Leibniz, grandemente influenciada por Descartes, é racionalista, baseia-se na existência de uma infinidade de substâncias simples, a que Leibniz atribuiu o nome de mónadas, que são ativas e não atuam umas sobre as outras. Mas como é possível a ordem do universo se as mónadas atuam por si e desligadas das restantes? A resposta de Leibniz a esta questão é a sua teoria da ordem pré-estabelecida: Deus ao criar o mundo ordenou as mónadas de tal modo que, mesmo sem existirem influências mútuas entre as mónadas, o resultado final da atividade de todas é a ordem harmónica da totalidade.

(ver mais)