10% de desconto

Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim-de-Infância

de José Lopes e Helena Santos Silva

editor: Areal Editores, janeiro de 2009
Este livro integra uma fundamentação teórica dos aspetos que caracterizam a aprendizagem cooperativa e um conjunto alargado de propostas de atividades de aprendizagem. Pretende contribuir para desmistificar a ideia de que a aprendizagem cooperativa é sinónimo de trabalho de grupo e proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre a adoção de práticas coerentes com o perfil de competências para a Educação Pré-escolar.

Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim-de-Infância

de José Lopes e Helena Santos Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-647-038-8
Editor: Areal Editores
Data de Lançamento: janeiro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 248 x 13 mm
Encadernação: Capa integral
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978989647038810
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de Infância

Ana Fresta

O contexto no qual a aprendizagem tem lugar e muito importante. Torna-se fundamental encorajar e desenvolver a aprendizagem cooperativa desde o jardim de infância criando-se um ambiente que motive as crianças a falar , a interagir e a demonstrar gosto em aprender cada vez mais. Este livro explícita de forma clara o conceito de aprendizagem cooperativa facultando algumas propostas interessantes e que ajudam a promover a socialização da criança. Neste sentido, recomendo a sua leitura.

e e e e e

Impressão após a leitura do livro

Liliana Carqueija

É um livro muito interessante e bastante bem escrito. A mim como futuro educadora é muito útil, visto que nos ensina e explica métodos de trabalho para trabalhar com as crianças e podemos tirar partido para proporcionarmos novos caminhos para melhorarmos o nosso desempenho e conseguirmos estimular e incentivar as crianças. Muitos parabéns

e e e e e

Cooperação

Carolina Dias

Cada vez mais vemos um mundo de individualistas, vemos que as crianças brincam muito tempo sozinhas, trabalham sozinhas, e quando chega a hora de partilhar e ajudar, de cooperar existem imensas dificuldades. Promover o trabalho de grupo, o espírito de equipa, a cooperação nem sempre é fácil e este livro incentiva-nos a trabalhar nesse sentido, mostra-nos a importância de o fazer e as potencialidades de uma aprendizagem cooperativa. Adorei!

e e e e e

Professores Helena e José Lopes

Rita Cláudia da Costa Ramos

Depois de ler a parte inicial fiquei logo muito entusiasmada. De uma forma simples mas muito completa explicam tudo o que é preciso saber sobre aprendizagem cooperativa, e ficar logo com vontade de pôr mãos à obra. Os métodos exemplificados representam um mundo infindável de possibilidades - devidamente adaptados até podem ser usados noutros níveis de ensino. E mais importante que tudo este livro representa o começo tão esperado e necessário. As crianças portuguesas vão começar já no jardim-de-infância a ser treinadas no desenvolvimento das competências sociais, necessárias a que os métodos cooperativos resultem, os resultados escolares melhorem e as mentalidades se modifiquem no sentido de um mundo mais justo. Adorei todas as ilustrações e a cor que prevalece (cor-de-rosa)!!! Obrigada e muitos parabéns. Rita Ramos

e e e e e

Opinião sobre a obra (São Cardoso)

MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO CARDOSO

Em minha opinião, esta obra é muito pertinente quanto ao tema que apresenta e defende: a aprendizagem cooperativa. Percebi que com os métodos de cooperação apresentados, para além de poder trabalhar na sala de aula, enquanto docente, conteúdos programáticos de forma lúdica, atractiva e afectuosa, consigo também ajudar os meus alunos a adquirir e a adoptar comportamentos sociais de respeito pelo outro, autonomia, solidariedade, responsabilidade, “condições” ideais ao uso pleno da sua condição de cidadão na sociedade. É de fácil leitura e, uma vez iniciada, “agarra-se”, porque nos incita à experimentação das tarefas propostas. Embora direccionado para o Jardim-de-infância, podemo-nos apropriar dos métodos apresentados e adaptá-los ao primeiro ciclo. Parabéns aos autores e, aproveito para dizer que fico à espera de um “manual de métodos de aprendizagem cooperativas”, para o 1º ciclo.

e e e e e

Excelente livro para Educadores e Pais, de leitura obrigatória

Bebiana Varanda Lopes

Parabéns aos autores (ambos Professores com mérito reconhecido, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), por este magnífico livro e obrigada por me terem desafiado a cooperar nele. Sou Educadora de Infância e sem quaisquer tipo de conhecimentos nesta área, somente através da leitura de alguns excertos deste livro ainda em fase de concepção, é que comecei a planificar as minhas primeiras actividades cooperativas, que se encontram no livro. Desde essa altura (há cerca de 1 ano), estou tão fascinada com os resultados obtidos com o meu grupo de crianças, que neste momento sou uma verdadeira adepta da aprendizagem cooperativa. As vantagens: desenvolvimento da autoconfiança e das competências de comunicação, que facilitam a colaboração; favorecimento da interacção; criação de uma interdependência positiva; benefícios ao nível da resolução de conflitos; desenvolvimento de competências sociais. Como profissional, sinto-me mais realizada com todas estas mais valias, que tenho alcançado para mim e para os meus meninos e sei que estou a contribuir para que sejam mais felizes social e cognitivamente. Este tipo de actividades são de tal maneira interessantes e motivadoras, que os meus pequenitos todos os dias me perguntam "Hoje vamos fazer uma actividade de grupo?" (ingenuamente, designam-nas de grupo, o que não são). Por isso, Educadores e Pais comprem o livro, iniciem-se na aprendizagem cooperativa e partilhem aqui connosco as vossas dúvidas ou experiências ou então para [email protected] "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência" Augusto Cury Bebiana Lopes

e e e e e

Parabéns Doutora

Firmino Carlos Relva Portelinha

Cada vez mais as crianças brincam e trabalham sozinhas. Este livro contribui para que pais e educadores possam trabalhar com os seus meninos, ensinando-lhes métodos que captem as suas atenções e actividades que facilitem as diversas aprendizagens relacionadas com as suas próprias vivências. Parabéns Dra Helena, Parabéns Dr Lopes. Ana Paula Alhais

e e e e e

Primeira impressão sobre a leitura do livro

António José Martins Afonso

O livro é um poderoso recurso para profissionais da educação, sejam educadores ou professores. Embora direccionado para o ensino pré-escolar, mostra como a aprendizagem cooperativa pode gerar aprendizagens mais abrangentes e aliciantes. Este aspecto por si só constitui uma mais-valia numa época em que a escola publica para além da crise de valores, depara-se com a necessidade de encontrar caminhos de sucesso para todos, mesmo os que têm os seus interesses fora do sistema de ensino. Na sua abordagem inicial deixa desde logo um claro apelo ao desenvolvimento global do aluno, uma intervenção que perspectiva o cidadão que será no futuro. Este aspecto é muito pertinente, pois todos os profissionais da educação têm que ter consciência da sua capacidade de intervenção na construção da sociedade do futuro. A obra apresenta pontos de ligação entre pais e professores, o que para além de ser pertinente é raro. Dirige-se a ambos os grupos e deixa espaços de intervenção diferenciados, embora complementares. Por ultimo refira-se o aspecto gráfico belíssimo, que muito favorece a sua leitura. Os autores e todos os que trabalharam para esta publicação estão de parabéns. Bem hajam por esta iniciativa.