10% de desconto

Memórias de Almendra

de Maria Lucília Teixeira Mendes

editor: Tecto de Nuvens, outubro de 2017
As memórias que aqui se apresentam nasceram duma saudade de Almendra que sempre ocupou um cantinho do meu coração. Não escrevi para outros lerem, mas apenas para mim. Porque me apeteceu. Porque tudo estava gravado e aprisionado na minha mente e precisava de ser solto.

Desejo tão só dar a conhecer um pouco da minha Almendra e despertar curiosidade e vontade de a conhecer na actualidade como fruto do passado que a trouxe até aqui.

Memórias de Almendra

de Maria Lucília Teixeira Mendes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898197924
Editor: Tecto de Nuvens
Data de Lançamento: outubro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 143 x 214 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 68
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789898197924
Maria Lucília Teixeira Mendes

Maria Lucília Teixeira Mendes nasceu oficialmente a 1 de janeiro de 1952, mas, na verdade, nasceu a 31 de dezembro de 1951. É a mais velha de quatro irmãos, filhos de um casal muito jovem. É natural de Real de Figueiredo das Donas, uma aldeia rural, pequena e pobre do concelho de Vouzela e distrito de Viseu.

Muito pequenina, foi levada para casa dos avós paternos, porque estava para chegar o irmãozinho. Pouco depois, uma após outra, vieram as duas meninas. Assim, com eles ficou até aos 14 anos. Frequentou a escolaridade obrigatória, na altura até à 4ª classe, parte na sua terra, parte em Almendra do Douro.

Aos seis anos viu o pai partir para Angola em busca de melhor vida. Frequentava a 2ª classe quando chegou a notícia da sua morte que, mais tarde, se considerou apenas presumível. Este acontecimento virou a vida e os projetos da família, o que fez com que a primogénita seguisse com os avós, linha do Douro acima, até Almendra. Aqui frequentou a antiga 3ª classe de janeiro a julho de 1962.
Aos 14 anos foi para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com sede no Estoril – Cascais, um colégio frequentado por meninas internas e externas. Aí pode concretizar um dos seus sonhos já esquecido: estudar.

Fez o curso de Educadora de Infância na escola pública de Viana do Castelo cuja diretora era uma irmã doroteia: Eduarda Siza Vieira. De regresso definitivo à sua terra, completou o que faltava para adquirir a licenciatura na Escola Superior de Educação de Viseu.

Atualmente aposentada, excetuando o ensino pré-escolar, ocupa-se no que sempre fez: catequese e outras atividades pastorais na paróquia.

Bibliografia:
Participação: Em tons de Valsa aguarela-fogo – Colectânea de Contos, Tecto de Nuvens, 2017

(ver mais)
O Jardim Simbólico

O Jardim Simbólico

10%
Tecto de Nuvens
10,00€ 10% CARTÃO