Wook

Maria Lucília Teixeira Mendes

Maria Lucília Teixeira Mendes nasceu oficialmente a 1 de janeiro de 1952, mas, na verdade, nasceu a 31 de dezembro de 1951. É a mais velha de quatro irmãos, filhos de um casal muito jovem. É natural de Real de Figueiredo das Donas, uma aldeia rural, pequena e pobre do concelho de Vouzela e distrito de Viseu.

Muito pequenina, foi levada para casa dos avós paternos, porque estava para chegar o irmãozinho. Pouco depois, uma após outra, vieram as duas meninas. Assim, com eles ficou até aos 14 anos. Frequentou a escolaridade obrigatória, na altura até à 4ª classe, parte na sua terra, parte em Almendra do Douro.

Aos seis anos viu o pai partir para Angola em busca de melhor vida. Frequentava a 2ª classe quando chegou a notícia da sua morte que, mais tarde, se considerou apenas presumível. Este acontecimento virou a vida e os projetos da família, o que fez com que a primogénita seguisse com os avós, linha do Douro acima, até Almendra. Aqui frequentou a antiga 3ª classe de janeiro a julho de 1962.
Aos 14 anos foi para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com sede no Estoril – Cascais, um colégio frequentado por meninas internas e externas. Aí pode concretizar um dos seus sonhos já esquecido: estudar.

Fez o curso de Educadora de Infância na escola pública de Viana do Castelo cuja diretora era uma irmã doroteia: Eduarda Siza Vieira. De regresso definitivo à sua terra, completou o que faltava para adquirir a licenciatura na Escola Superior de Educação de Viseu.

Atualmente aposentada, excetuando o ensino pré-escolar, ocupa-se no que sempre fez: catequese e outras atividades pastorais na paróquia.

Bibliografia:
Participação: Em tons de Valsa aguarela-fogo – Colectânea de Contos, Tecto de Nuvens, 2017

bibliografia

Memórias da Escola

Memórias da Escola

Tecto de Nuvens
03-2023
0,00€
Memórias de Almendra

Memórias de Almendra

Tecto de Nuvens
10-2017
0,00€
X
recomendar
Maria Lucília Teixeira Mendes
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.