Medo
Compreender e aceitar as inseguranças da vida
de Osho
Sobre
o LivroEste livro lida com os temas relacionados com o medo. Tem por base as reflexões de Osho acerca da importância de tomarmos consciência das nossas emoções, de as reconhecermos sem as julgarmos ou condenarmos, com a finalidade de obter uma nova compreensão de quem somos. O medo é uma reacção fisiológica natural provocada por forças inconscientes. Quanto mais compreendemos o inconsciente, menos seremos vítimas dele e dos seus impulsos. Não nos devemos esforçar por «conquistar» ou ultrapassar o medo que sentimos - bastanos compreender que o medo não passa de uma energia e, tal como todas as energias, não é em si mesma nem positiva nem negativa. Não é algo que possamos evitar ou reprimir - mas é algo que podemos transformar. Reconhecendo a verdadeira origem energética e inconsciente do medo, podemos dissolvê-lo em sentimentos de calma, harmonia e serenidade.
Livres Hebdo, França
«Osho apresenta a sua filosofia com humor e uma retórica brilhante, com uma ironia cativante e encantadora.»
Der Spiegel, Alemanha
«Tinha um conhecimento profundo tanto do Ocidente como do Oriente. De Buda a Jesus, de Heraclito a Marx, do místico indiano Tilopa ao psicanalista Jung, do Zen ao Sufismo, do Ioga ao Tantra, ele conseguia apontar as fraquezas e os pontos fortes de cada doutrina. Ele era o mestre que não dava respostas, simplesmente criava um espaço de liberdade.»
Elle, Itália
«Eis um guru livre de qualquer tradição, um mestre iluminado que citava Sartre e Heidegger e que acreditava no capitalismo, na tecnologia e no sexo. Osho é um orador brilhante.»
The New Yorker, EUA
«Sem dúvida um dos oradores mais inspiradores, mais líricos e mais profundamente sábios. Toda a sua filosofia de vida tem a marca inconfundível da verdade.»
Vogue, Inglaterra