20% de desconto

Medicina Veterinária

Principios Gerais de Bacteriologia

editor: UTAD
VENDA O SEU LIVRO i
As bactérias são seres procariotas com características estruturais e morfológicas únicas, que apresentam grande utilidade para o ser humano nas mais diversas áreas.
Neste texto serão abordados os principais processos bacterianos - crescimento, alterações genéticas e metabolismo - sendo igualmente apresentadas algumas descobertas recentes relativas à possibilidade de aplicação das bactérias em áreas tão diversificadas como a saúde e as energias.
As células bacterianas são geralmente revestidas por uma parede celular rígida e de composição química muito particular. De entre as várias funções que possui destacam-se i) ser responsável pela forma característica das diferentes espécies bacterianas e ii) constituir uma proteção mecânica contra a rutura osmótica da célula. A parede celular, estruturada sob controlo genético, é igualmente responsável pelo duplo comportamento das bactérias em relação à coloração de Gram, assumindo desta forma grande importância na classificação bacteriana.
O metabolismo - conjunto de todas as reações químicas que ocorrem dentro de uma célula - tem na bactéria três funções principais, a saber: i) obtenção de energia; ii) conversão dos nutrientes em componentes macromoleculares da célula; iii) formação e degradação de moléculas necessárias para funções específicas. No âmbito da Microbiologia, crescimento refere-se ao aumento do número de células e não ao aumento das dimensões celulares. No caso das bactérias, a sua reprodução é assexuada, ocorrendo por divisão binária ou cissiparidade, isto é, dá-se a divisão mitótica de uma célula em duas, em que o genoma das células resultantes é igual ao da "célula-mãe".
O desenvolvimento bacteriano é simples e muito rápido se a bactéria se encontrar em condições ambientais ideais. Estas dependem de fatores como, por exemplo, a disponibilidade de nutrientes e oxigénio, temperatura, pH e humidade. Por sua vez a genética bacteriana, que controla tanto a constituição destes seres como o seu crescimento e metabolismo, debruça-se sobre o estudo da estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA), da sua expressão, das mutações… A genética bacteriana difere da célula eucariota, sendo que a estrutura de DNA é diferente. São definidos neste trabalho os elementos de transposição e descritos os mecanismos de transferência genética entre as bactérias.
O estudo das bactérias é de fundamental importância pois permite não só ultrapassar os problemas que elas por vezes nos colocam, como também tirar partido do importante papel por elas desempenhado no nosso dia-a-dia nas mais diversas xiiáreas, sabendo-se que diariamente são feitas novas descobertas que ajudam a melhorar a nossa saúde e qualidade de vida.

Medicina Veterinária

Principios Gerais de Bacteriologia

ISBN: 9789897041457
Editor: UTAD
Idioma: Português
Dimensões: 207 x 292 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciências Aplicadas
Classificação temática: Livros em Português > Medicina > Medicina Veterinária
EAN: 9789897041457