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Marcas e identidades

Guia da concepção e gestão das marcas comerciais

de Teresa Ruão

editor: Edições Humus, janeiro de 2018
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Esta publicação analisa uma das mais actuais temáticas do Marketing dos nossos dias: as estratégias de identidade de marca assentes nos princípios da interacção, relação e emoção.
Em mercados cada vez mais abundantes e informados, as empresas consideram fundamental aumentar a proximidade com o consumidor, aspirando, no limite, a criarem "clientes vitalícios". Para conseguirem um tal resultado, o Marketing advoga o desenvolvimento de relações de cumplicidade e afeição, num complicado jogo antropomórfico, demonstrando os estudos no domínio do Marketing do Relacionamento que é possível retirar benefícios económicos do estabeleci-mento de relações de proximidade com os consumidores. E no desenvolvimento de uma tal estratégia, o conceito de identidade da marca surge destacado, enquanto dimensão que integra e projecta os valores da relação.

O caso da marca Vista Alegre constitui um exemplo nacional e precursor do uso desta estratégia.
A integração de valores históricos nacionais no núcleo da identidade da marca, ao longo dos seus quase 200 anos de existência, permitiu o desenvolvimento de uma relação de afeição e intimidade entre os consumidores portugueses e a Vista Alegre. E isso foi fundamental para o sucesso da marca.

Marcas e identidades

Guia da concepção e gestão das marcas comerciais

de Teresa Ruão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897552908
Editor: Edições Humus
Data de Lançamento: janeiro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 230 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 188
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciências da Comunicação
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789897552908
Idade Mínima Recomendada: Maiores de 16
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Marcas e Identidades

Ana Daniela Pereira

A obra de Teresa Ruão apresenta-se como essencial para compreender o desenvolvimento identitário da marca Vista Alegre, pelo que se assume como uma referência na área. Todos os conceitos leccionados nas aulas de relações públicas e marketing são apresentados de forma pragmática com a alusão ao caso estudado.

Teresa Ruão

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, em 1992.
Mestre em Gestão de Empresas com especialização em Marketing pela Universidade do Minho, em 2002. A realizar doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, desde 1995. Investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade, o órgão científico do grupo disciplinar de Ciências da Comunicação da mesma Universidade. Lecionando e investigando nas áreas de Comunicação Organizacional, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Sócia fundadora da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, e membro da direção do seu grupo disciplinar de Comunicação Organizacional, desde1997. Publicou vários trabalhos académicos em obras coletivas, atas de congressos, revistas nacionais e estrangeiras.

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